quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Os Remedinhos da Vovó...

Sabemos que nem sempre é seguro usar receitas caseiras. 
A boa notícia é que a ciência confirma que algumas 
funcionam mesmo.
Mas mesmo assim antes de usar qualquer remédio 
caseiro faça uma consulta ao medica
e só depois aplique a medicina alternativa

Urtigas para as articulações

Antigamente usava-se a urtiga para tratar dores musculares e articulares. Como? Pondo a própria folha sobre a zona do corpo afetada.

E funciona? À partida parece que esfregar urtigas nas pernas é o pior que alguém se poderia lembrar de fazer tendo em conta que são bem conhecidas por deixarem aflitos de comichão os incautos que nelas se rocem no campo. Apesar disso, investigadores britânicos da Universidade de Plymouth conseguiram arranjar cobaias para esta pesquisa e concluíram que a rigidez associada ao reumatismo era significativamente diminuída com esta fricção. Parece que em áreas sem dor os químicos da urtiga provocam dor intensa, mas em áreas doridas, têm o efeito inverso. Os investigadores creem que isto acontece por bloqueio dos mecanismos que transmitem os sinais de dor. A boa notícia é que tomar comprimidos ou chá de urtigas também pode ajudar.

Alho para tratar verrugas

As verrugas resultam da presença de uma forma benigna do papilomavírus humano (HPV) na pele. São relativamente comuns e pouco perigosas, apesar de contagiosas. Geralmente desaparecem espontaneamente ao fim de um ou dois anos mas tendo em conta que são bastante feias, é legítimo querermos ver-nos livres delas mais cedo. A via médica consiste na sua eliminação através de cirurgia, laser, crioterapia ou outros métodos, mas há um remédio natural antigo que consiste em esfregar as verrugas com alho cru duas ou três vezes por dia. Em duas semanas, sensivelmente, as verrugas diminuem visivelmente.

E funciona? As virtudes antibacterianas e antivirais do alho são conhecidas. O alho produz um fitoquímico chamado alicina, poderoso antioxidante com capacidade de inibir a ação de alguns vírus como parece ser o caso do HPV associado às verrugas, e há, pelo menos, um estudo, publicado no International Journal of Dermatology, em 2005, a mencionar a eficácia do extrato de alho lipossolúvel sobre as verrugas. No entanto, esta mezinha requer alguns cuidados: convém certificar-se de que o alho cru não contacta a pele em redor da verruga pois há risco de irritação. O ideal é proteger a pele em redor da verruga com um penso ou cobri-la com vaselina.

Tomar bicarbonato de sódio para a azia

Antes de aparecerem os antiácidos em comprimidos, as nossas avós usavam o bicarbonato de sódio para combater a azia. Uma colher de café num copo de água era o antiácido caseiro de antigamente.

E funciona? Sim, não é por acaso que alguns antiácidos contêm bicarbonato de sódio na composição. O Ph neutro (próximo de 7) do bicarbonato ajuda a combater a acidez gástrica que está na origem da azia. O Dr. Oz confirma e recomenda o bicarbonato de sódio para o refluxo gástrico graças à sua capacidade de neutralizar os ácidos do estômago. Precaução: por ter alto teor de sódio o bicarbonato é contraindicado em quem sofra de hipertensão. E deve ser usado com parcimónia, já que em excesso poderá acabar por afetar o equilíbrio ácido básico do sangue, lembra o Dr. Oz.

Emplastro de couve para tratar entorses

Para ajudar a tratar a inflamação decorrente de entorses e contusões aplica-se normalmente gelo de imediato, mas há uma mezinha antiga que consiste em aplicar, durante a noite, uma cataplasma de folhas de couve. Ana versão mais antiga passam-se as folhas com o ferro de engomar (protegido por um pano fino) ou amolecem-se ao vapor, uma forma de facilitar a libertação das suas propriedades sobre a pele. Aplica-se em contusões, cortes e feridas e também nas dores da artrite.

E funciona? Apesar de não haver estudos específicos sobre as cataplasmas de couve, sabe-se que este vegetal, como outras crucíferas, além de muito rico em vitamina C e outros minerais, produz compostos derivados do enxofre, como o sulfurafano, um fitoquímico que tem sido alvo de dezenas de pesquisas pelas suas propriedades regenerativas, anti-inflamatórias e anticancerígenas. 

Cataplasma de argila verde para a garganta

É antigo o uso da argila verde como tratamento natural, sobretudo devido à sua grande capacidade de absorção de toxinas. Para a dor de garganta aplica-se sobre a pele uma camada grossa de uma pasta de partes iguais de argila verde e água, deixando ficar durante a noite e repetindo as vezes necessárias. Durante o dia toma-se oralmente, uma colher de café de argila diluída num pouco de água ou, mais recentemente, em forma de cápsulas, (encontram-se em lojas de produtos naturais). O mesmo procedimento vale para as dores musculares e articulares.

E funciona? A crer em várias pesquisas, a argila tem grandes capacidades de absorção de toxinas. Algumas variedades têm ainda propriedades antibacterianas assinaláveis. Um estudo publicado em 2008 na revista ‘Clays and Clay Minerals’, por exemplo, refere as propriedades terapêuticas da argila verde francesa, aplicada sobre o abdómen, na úlcera de Buruli, um tipo de úlcera causada por uma bactéria que provoca a necrose dos tecidos. Outro estudo, publicado no ‘Journal of Animal Science’, em 2011, verificou que a ingestão de argila tinha um efeito positivo em porcos infetados com a bactéria E. Coli. 

Canja de galinha para a constipação

À partida dir-se-ia que este era daqueles casos em que conta mais o conforto dado pela atenção de quem nos faz a canja, do que propriamente as propriedades deste caldo gorduroso com carne e massa ou arroz. Mas a verdade é que a tradição popular da canja de galinha para ajudar na convalescença de gripes e constipações se mantém.

E funciona? Parece que sim. Num estudo feito na clínica Monte Sinai, em Miami, em 2000, compararam-se os efeitos da canja, água quente e água fria sobre a constipação. Veredicto: a canja tinha um efeito descongestionante muito superior no que toca a dar cabo do muco nasal. A canja parece ter também a capacidade de conseguir abrandar a atividade de alguns glóbulos brancos que são os responsáveis pelos sintomas da constipação. Pelo menos foi o que sugeriu outro estudo feito pela Universidade do Nebraska. Apesar de serem ainda pouco conclusivos, parece inegável que, no mínimo, a canja ajuda a hidratar o organismo e fornece proteínas que ajudam o corpo a restabelecer-se.

Sabia que... a canja de galinha é conhecida como ‘a penicilina dos judeus’, porque já no século XII, o filósofo, médico judeu Maimonidas a prescrevia para a asma, alergias, gripes e constipações.

Por BÁRBARA BETTENCOURT_

Plantas que protegem 
a nossa saúde

Vivem na terra, na água, ou até nos desertos, estão por 
todo o lado e são (quase) milagrosas. 
Revelamos-lhe 10 boas maneiras de fortalecer o 
organismo com plantas que promovem saúde


Cipreste
O aliado contra os Herpes

Símbolo de conforto e consolo para a vida após a morte. Há muito que é reputado pelos benefícios que apresenta na pele e no tratamento de problemas circulatórios. Recentemente descobriu-se que, afinal, também é antiviral, aliviando tosses ou congestão pulmonar.

Porque funciona? O seu efeito antiviral é reconhecido sobretudo, no combate ao vírus do herpes. Funciona porque contém princípios ativos que atuam como antitússicos e descongestionantes, e ainda, por possuir na sua composição, taninos, uma substância de origem vegetal que inibe o ‘ataque’ dos micro-organismos.

Forma de tomar: Em caso de gripe, ou herpes, o ideal será optar por extratos de plantas estandardizadas – EPS (seleção de extratos que oferece uma garantia excecional de pureza, vigor e qualidade) - solicite uma mistura de 2/3 deste extrato de ciprestre + 1/3 de extratos de equinácea, de forma a tomar com duas colheres de chá num copo de água, pela manhã, durante 10 dias por mês. Se estiver realmente a sentir-se em baixo, beba o preparado de manhã e à noite.

No cuidado da pele poderá recorrer ao óleo essencial de cipreste, pois é hidratante, calmante e relaxante. Mas atenção: Como qualquer óleo essencial, deverá primeiro ser diluído num óleo base antes de ser aplicado ou em banhos aromáticos. Os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele.

Precauções: Contraindicado para grávidas.

Curcuma (Açafrão-da-terra)
O ‘corante’ protetor

A índia detém cerca de 50% da sua produção mundial. Da família do gengibre, o pó desta planta é extraído da sua raiz seca e moída. Os extratos de curcuma, anti-inflamatórios e antioxidantes, têm sido largamente utilizados na medicina Ayuvérdica, sobretudo a título preventivo em situações de tosse, sinusite, reumático ou ferimentos, uma vez que é um ótimo cicatrizante. É igualmente utilizada como condimento (ou corante de cor amarela) na culinária, uma vez que o açafrão-da-terra é um dos componentes do caril.

Porque funciona? Os seus extratos protegem os nossos tecidos graças à ação antioxidante que impera contra os eventuais elementos nefastos que agridam o organismo.

Forma de tomar: Comece pela alimentação. Deguste um bom caril uma vez por semana, onde consumirá cerca de 1g de açafrão-da-terra. Como alternativa, use-o na preparação de pequenos cozinhados, como arroz e massa. Uma observação: Funciona melhor quando associado à pimenta. Por fim, poderá ainda fazer um chá com os seus extratos, útil em gripes, constipações e dores de garganta.

Precauções: Consumir pequenas doses se tomar anticoagulantes ou estiver grávida.

Equinácea
A protagonista na imunidade

Esta planta típica dos índios da América do Norte estimula o nosso sistema imunológico e apresenta propriedades promotoras dos mecanismos de defesa do organismo, nomeadamente se falarmos em doenças infecciosas.

Porque funciona? Os maiores defensores desta planta asseguram que estes extratos permitem, por exemplo, reduzir a duração de uma constipação em média 1,4 dias. Os seus componentes estimulam a regeneração celular, mas atenção: embora eficaz, não representa um seguro de “constipação zero”, aos primeiros sintomas deverá consultar o seu médico.

Forma de tomar: Encontrará a equinácea em extratos secos e cápsulas. Sugerimos uma cápsula duas vezes por dia, durante 10 dias por mês, nas estações mais frias do ano.

Ou, se preferir, aplique 20 gotas deste óleo essencial num copo de água, e tome pela manhã, em jejum, durante 10 dias consecutivos.

Precauções: O uso excessivo pode causar irritação na garganta. Deve ser tomada com precaução durante a gravidez e lactação. Pelo fato de estimular o sistema imunitário, não é recomendado a pessoas com doenças autoimunes.

Ginseng
O inimigo da fadiga

Tradicionalmente prescrita na medicina tradicional chinesa, os especialistas consideram esta planta preventiva, curativa e reconhecem-na, sobretudo pelos seus efeitos benéficos anti fadiga.

Porque funciona? Faz parte da categoria das plantas adaptativas, o que significa que são capazes de normalizar o funcionamento do organismo de acordo com as necessidades individuais. Reforça a nossa capacidade de adaptação ao stress físico, estimula os níveis de energia e a recuperação em caso de convalescência.

Forma de tomar: Em pó ou em cápsula. A sua raiz é também frequentemente mastigada. Uma das alternativas consiste em fazer uma “cura” de cápsulas com uma caixa de 60 comprimidos, ou optar pela mistura (em partes iguais) de ginseng, com guaraná, ingerindo duas colheres de chá deste preparado num copo de água e beber pela manhã, durante 15 dias. Repetir se necessário.

Precauções: Se tem hipertensão ou passou por um processo de cancro de mama, é imprescindível consultar primeiro o seu médico.

Ginseng Siberiano
O rei da resistência

Pertence à mesma família que o ginseng mas reside em climas mais frios. Difere do anterior pelas suas substâncias que são importantes, sobretudo, no aumento das capacidades do sistema imunológico. Poderá ser um aliado se procura uma melhoria em termos de resistência, força muscular e desempenho físico.

Porque funciona? O ginseng siberiano contém princípios ativos semelhantes às moléculas ativas do ginseng, que impulsionam os nossos níveis de capacidade física.

Forma de tomar: Uma cápsula três vezes por dia, até atingir 600 miligramas.

Precauções: Recomenda-se o aconselhamento primeiro com o seu médico.

Alcaçuz
O combatente das bronquites ou anginas

A raiz desta leguminosa mediterrânica é usada tanto pelas suas virtudes virais como anti-inflamatórias. Ajuda a tratar de distúrbios do fígado e garganta, através das suas propriedades suavizantes, protetoras e cicatrizantes das mucosas (revestimento interno das cavidades do corpo).

Porque funciona? Por possuir potentes antioxidantes. Usualmente, perante um vírus, excretamos naturalmente cortisol (substância inata que apresenta resposta ao stress e ajuda a aumentar a pressão arterial e o açúcar do sangue). Ao ingerir alcaçuz, absorvemos as suas propriedades benéficas e aumentamos a duração da ação do cortisol.

Forma de tomar: Fazer uma infusão a partir da sua raiz seca (e ingeri-la com água morna); tomar cápsulas, ou ainda, rebuçados e gomas.

Solicite na farmácia da especialidade ou ervanária, uma preparação com extratos de cipreste, echinácea e alcaçuz (em partes iguais) e misture. Coloque duas colheres de chá num copo de água e tome três vezes por dia, durante três dias seguidos, especialmente no caso de infecções em fase inicial.

Precauções: Atenção, pode favorecer a hipertensão.

Tomilho
O expectorante natural

Na Roma antiga os soldados banhavam-se com tomilho para adquirem determinação e valentia, uma vez que a palavra deriva do grego thymus, que significa coragem. Esta é a planta antisséptica por excelência, que vem emprestar forças ao nosso sistema imunitário, nomeadamente nos casos de problemas de brônquios, revelando-se, um bom expectorante.

Porque funciona? A sua composição contém flavonoides (substâncias que atuam como inibidores enzimáticos aumentando as nossas propriedades antioxidantes). Para além disso, esta nobre planta aromática é rica em moléculas ativas, entre as quais algumas são antissépticas, o que significa que inibem a proliferação de microrganismos presentes na pele.

Forma de tomar: Como prevenção, faça uma tisana: Prepare uma infusão com 40g de tomilho + 40g de tomilho + 40g de urtiga e + 20g de erva-cidreira. Filtre e beba quente ou morna.

Precauções: Se for alérgica ao pólen ou ao aipo, deverá ter cautela. Prudencia também em caso de gravidez ou hipertensão.

Urtiga
A eterna revitalizante

A urtiga pica para se proteger de quem a quer destruir, por isso a quem a ela se encosta fica com a pele irritada. No entanto, se lhe tocar suavemente, não se preocupe, pois na sua essência é uma planta antioxidante, estimulante e revitalizante.

Porque funciona? As suas folhas são ricas em ferro e silício, em magnésio e em numerosos outros oligoelementos (microminerais essenciais aos seres humanos).

Forma de tomar: Saboreie uma pequena sopa de urtigas de tempo a tempo. Com os seus extratos, pode também degustar uma tisana de urtigas (secas ou frescas) diluídas em 200 ml de água fervida. Eventualmente poderá juntar um pouco de mel.

Precauções: Grávidas, lactantes e portadores de problemas cardíacos deverão tomar com prudência.

Groselha Negra
A estrela contra as alergias

Fruto associado à longevidade, retardando o envelhecimento e promovendo a saúde por ser abundante em vitamina C. É utilizada principalmente pelos seus efeitos circulatórios e pela sua ação anti-inflamatória.

Porque funciona? O segredo da groselha negra reside no fato de ser um antioxidante natural que nos defende vigorosamente lutando contra as típicas inflamações nos brônquios ou da asma.

Forma de tomar: Utilize os extratos de groselha negra para fazer uma infusão, depois saboreei-a bem fresca. Paralelamente, pode aplicar algumas bagas na confecção de originais (e saborosas) sobremesas.

Precauções: As folhas são contraindicadas para pessoas com atividade cardíaca ou renal reduzida. Não utilizar na gravidez.

Ginkgo Biloba
O protetor da mente

Considerada sagrada para os budistas, esta árvore originária da China é, sobretudo conhecida pelos seus efeitos benéficos nos níveis de concentração e memória. Diminui distúrbios da atenção e melhora a capacidade de aprendizagem. Mas também é eficaz no que respeita à fadiga.

Porque Funciona? Alguns dos seus princípios ativos parecem “alimentar” os neurônios, ajudando-os a melhor captar o oxigénio. Não podemos, naturalmente, esperar efeitos imediatos, convém respeitar o ‘tratamento’ durante pelo menos 10 dias.

Forma de tomar: Em caso de fadiga intelectual, solicite uma mistura de extratos de ginkgo e ginseng (em partes iguais de 150 miligramas), e tome pela manhã, durante um mês.

Precauções: Desaconselhado se estiver grávida ou a preparar-se para sofrer algum tipo de intervenção cirúrgica

Alecrim
O defensor de uma pele saudável

Regra geral, todas as plantas exalam um aroma forte e agradável. O alecrim é utilizado com fins medicinais e culinários, mas a sua essência é também utilizada em perfumaria. É um hipertensor, consegue estimular a memória, a circulação e ajuda a pele seca a produzir oleosidade, atuar no tratamento do acne e ou entorses. Funciona também como relaxante muscular ao massajar.

Porque Funciona? Porque além das suas propriedades antioxidantes, atua também como antisséptico, protegendo a superfície da pele.

Forma de tomar: Experimente uma infusão de alecrim, após as refeições, com 4g de folhas por chávena, diluído em água a ferver. Também existe no mercado cápsulas e pomadas de ação analgésica.

Precauções: Não são recomendáveis doses altas pois podem ter um efeito irritante.

Hortelã pimenta
O bom digestivo

Esta planta originária da região mediterrânica da Europa é das mais versáteis do planeta. O seu óleo essencial é utilizado não só pelas indústrias da perfumaria e farmacêutica, mas também, pela medicina alternativa. Possui inúmeras propriedades, entre as quais prevenir e combater a flatulência, diarreia, vómitos ou indigestões. Também atua como desparasitante.

Porque Funciona? Possui um alto conteúdo de mentol, tornando-se, naturalmente, num agente calmante para o mal-estar do estômago.

Forma de tomar: Pode experimentar em cápsulas ou infusão, mas se não gostar, utilize o óleo essencial de hortelã, especialmente no caso de estar constipada: através de inalações dos vapores da própria essência.

Precauções: Não aconselhável para quem sofre do aparelho digestivo (nomeadamente de refluxo).

Qual a diferença entre cápsula e comprimido? 
Cápsula é um invólucro de gelatina que envolve a mistura de pós (ou óleos) com a função de mascarar o sabor. Os comprimidos são a compressão da mistura de pós e a absorção inicia-se logo na boca.

CUIDADOS A TOMAR

- Em tratamentos de fundo. As plantas que estimulam o sistema imunitário não devem ser tomadas continuamente. Deverá tomar durante 10 ou 15 dias por mês, seguindo-se, preferencialmente uma interrupção de 20 dias.

- Determinar as necessidades. Se, por exemplo, a echinácea é uma planta imunológica estimulante de base, que à partida interessa a toda a gente, existem outros extratos cujo objetivo interessará apenas a alguns. Determine primeiro os seus objetivos.

- As plantas são verdadeiros medicamentos. Isto significa que não deve decidir ‘automedicar-se’, deverá sempre pedir primeiro um conselho ao seu médico.

COMO APROVEITAR MELHOR O EFEITO DAS PLANTAS?

- As tisanas são, regra geral, boas para prevenção: a água ajuda a dissolver os seus princípios ativos, agindo assim eficazmente.

- As cápsulas de plantas têm o estatuto de suplementos alimentares. Como são pouco doseadas, também se revelam úteis a título preventivo.

- Os óleos essenciais, a grande referência na fitoterapia tradicional, apresentam-se, geralmente, sob a forma de gotas para diluir e aplicar externamente.

- Mais recentemente, os extratos de plantas estandardizadas (seleção que oferece uma garantia excecional de pureza, vigor e qualidade) garantem uma dosagem estável dos princípios ativos e tratam de forma eficaz.

* Em farmácias da especialidade; farmácias homeopáticas com extratos e óleos essenciais, cápsulas ou plantas secas; ervanárias e espaços como o Celeiro, Miosótis e Terra Pura.

Por MAFALDA GALAMAS


Alternativas de saúde: 
medicinas naturais

As medicinas naturais são um complemento terapêutico à medicina convencional. Não curam sintomas: tratam as causas das doenças, enquanto promovem a saúde e o bem-estar total

As pessoas andam fartas da sobrecarga de medicamentos a que estão sujeitas e procuram outras maneiras de se tratarem, sem ser necessária medicação que esconda os problemas ou as faça andar mais bem-dispostas', quem o diz é a naturopata Ana Marques. A maioria das terapias alternativas à medicina convencional procura um regresso à Natureza, às plantas, alimentos, produtos naturais ou ao toque como terapia. Têm uma visão holística do corpo, vêm-no como um todo: quando uma das suas partes adoece, todo o corpo é afetado, por isso nos tratamentos procura-se o equilíbrio total das energias do corpo e não apenas de uma das suas partes. Fomos conhecer as mais importantes.

_Massagem Shiatsu_
Indicada para: Aliviar o stresse, dores de cabeça e musculares, dores nas costas, depressão, dores menstruais, lesões desportivas e problemas nas articulações. Também é usada para melhorar a função respiratória, asma e enxaquecas.

Em que consiste: A técnica é japonesa e a palavra quer dizer exactamente 'pressão dos dedos'. Essa pressão é usada para equilibrar o Ki a energia vital do ser humano de que falam os Orientais. Este tipo de massagem procura equilibrar essa mesma energia através da pressão de certos pontos nos meridianos do corpo, que liberta bloqueios energéticos. A manipulação incluiu o toque leve, a pressão com as palmas das mãos, dedos, cotovelos, joelhos e até com os pés. Pernas e braços sofrem gentis rotações ou são esticados com suavidade. 'Todos nós estamos receptivos ao toque e há mesmo pessoas que se 'soltam' durante as sessões e começam a chorar', explica Luís Câmara, terapeuta na Botica da Saúde.

É contra-indicada em: Hérnias, tumores sanguíneos, hipertensão arterial, febre alta, doenças contagiosas.

_Osteopatia_
Indicada para: Quem sofre de dores musculares nas costas, pescoço, ombros, braços ou pernas, bem como enxaquecas, torcicolos, entorses, stresse, irritabilidade, ciática e lombalgias. É excelente para melhorar a postura. 
Alguns estudos demonstram que a osteopatia tem uma eficácia tão grande como os medicamentos alopáticos no alívio das dores de cabeça e enxaquecas com origem em problemas de coluna.

Em que consiste: É uma técnica de manipulação do sistema muscular e esquelético. Desenvolveu-se depois de 1874, quando o médico norte-americano Andrew Taylor Still percebeu que as alterações no sistema músculo-esquelético se reflectiam na saúde do resto do corpo. Lidamos com as nossas emoções contraindo e distendendo os músculos. Quando as tensões que aí se acumulam não são libertadas, a rigidez muscular provoca dores e incide negativamente sobre os ossos, as articulações, a postura e o equilíbrio de todo o corpo. Os osteopatas usam apenas as mãos para manipular suavemente as articulações e os músculos.

É contra-indicada em: Fracturas, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus, insuficiências circulatórias localizadas, hérnia discal extrusada, osteoporose, tuberculose, acidentes vasculares cerebrais e tumores ósseos malignos.

_Homeopatia_
Indicada para: 'Reduzir a frequência de enxaquecas, gripe, constipações, alergias sazonais e asma', refere um estudo sobre homeopatia, publicado no jornal médico 'The Lancet'. Infecções respiratórias, cólicas, diarreias, reumatismo, problemas na menstruação, depressão, insonia e todo o tipo de dores também podem ser tratados.

Em que consiste: Foi inventada pelo médico alemão Samuel Hahnemenn, por volta de 1780, desiludido com os métodos de cura bárbaros da sua época. A homeopatia (que quer dizer 'doença semelhante') assenta em dois princípios básicos: o da similitude, que diz que o que provoca uma doença também a cura. Assim, é preciso dar a um doente um remédio que, se fosse dado a alguém saudável, lhe provocaria sintomas dessa doença. O outro princípio é o da diluição infinitesimal: uma substância será mais eficaz quanto mais diluída for (em água ou álcool). Os remédios homeopáticos são sempre de origem vegetal, animal ou mineral.

Como actuam os remédios: O nosso corpo reage à substância produzindo anticorpos que combatem as infecções e fortalecendo o sistema imunológico. Os remédios apresentam-se em forma de pequenos grãos, líquido ou cápsulas. Não causam alergias, efeitos secundários ou habituação. Podem ser preparados em algumas farmácias comuns ou homeopáticas. Podem ser tomados com os medicamentos da medicina convencional. 'A homeopatia e a medicina alopática são complementares', esclarece o Prof. António Novaes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Homeopatia.

É contra-indicada em: Não há contra--indicações, até os animais podem usá-la.

_Hipnoterapia_ 
Indicada para: Tratar fobias, ansiedade, stresse, problemas emocionais diversos, cólon irritável, problemas de auto-estima, insonias, para deixar de fumar, de gaguejar, fazer preparação para o parto e problemas sexuais. Algumas pesquisas mostram que a hipnose pode ser eficiente no tratamento da dor e até pode acelerar o processo de cura.

Em que consiste: Há quase 200 anos que se pratica clinicamente. O objectivo é o relaxamento do corpo e da mente para o paciente entrar em transe estado alterado, mas focalizado, de consciência. Durante o transe, que tem vários graus de profundidade, o paciente é sugestionado pelo terapeuta. A matéria-prima é o subconsciente, que o terapeuta tenta 'reprogramar' de modo a solucionar bloqueios ou a alterar comportamentos nocivos. É essencial que a relação com o terapeuta seja muito boa. No final, ele deve contar-lhe o que foi aprofundado durante o transe.

Dica: Peça ao hipnoterapeuta licença para gravar a sessão. Averigúe se ele tem formação em psicologia ou psiquiatria; certo tipo de problemas só devem ser tratado por terapeutas com formação nestas áreas. 
É contra-indicada em: Psicoses, epilepsia, tendências suicidas, perturbações da personalidade, casos de tensão muito baixa e doenças cerebrais orgânicas.

_Apiterapia_
Indicada para: Problemas digestivos, como úlceras e distúrbios intestinais, doenças de pele eczema, acne ou psoríase, dores musculares, ciática, artrite, reumatismo e até na esclerose múltipla. 'Não cura, mas melhora a qualidade de vida destes doentes, porque diminui os surtos da doença', esclarece António Couto, fundador da Associação Portuguesa de Apiterapia e da Bee fine, o seu consultório e loja de produtos apícolas.

Em que consiste: A apiterapia usa os 10 produtos das abelhas para curar ou aliviar doenças e estados de dor: mel, cera, pólen, pão de abelhas, larvas de zangão, própolis, geleia real, mel de melato, apitoxina (veneno de abelha) e as próprias abelhas. Dependendo do organismo e da doença, a terapia através da picada de abelha requer uma sessão semanal. O número de picadas varia entre 1 e 40; não são dolorosas, mas provocam desconforto. 'Há 5000 anos que as abelhas e os seus produtos são usadas na China como terapia', garante-nos. Como terapia, só apareceu há 120 anos, pela mão de um médico austríaco. 'A maior parte dos apiterapeutas são médicos. É mais conhecida na Alemanha, no Brasil e Japão. Em Espanha já se pratica há 25 anos', diz António Couto.

É contra-indicada em: Doenças no fígado, anemia, úlceras, tuberculose, cardíacos, diabéticos, intolerância ao pólen e mel, períodos pré ou pós-operatórios, durante a menstruação, a doentes psíquicos ou renais. A apitoxina é contra-indicada a quem é alérgico ao veneno de abelha, mas é feito um teste de reação alérgica.

_Reflexologia_ 
Indicada para: Aliviar o stresse, a depressão e a ansiedade e para promover o bem-estar.

Em que consiste: A terapia nasceu na China há 5000 anos e, como na acupunctura, acredita--se que o corpo é percorrido por meridianos de energia que têm nas mãos e nos pés as suas terminações. Cada órgão tem, assim, um ponto correspondente nos pés e nas mãos e, quando os pressionamos, libertamos os bloqueios energéticos responsáveis pela doença. Não é doloroso, mas pode causar desconforto, já que irão ser pressionadas e massajadas vigorosamente as áreas mais debilitadas. Isto leva o corpo a libertar endorfina, uma substância que actua como analgésico natural do nosso organismo. O terapeuta Luís Câmara garante que em reflexologia nenhum terapeuta sério se arrisca a fazer diagnósticos. 'Não dizemos à pessoa que, por lhe doer naquela parte do pé, está com um problema de estômago.' A reflexologia tem a vantagem de poder ser auto-aplicada.

É contra-indicada em: Não existem contra-indicações.

_Naturopatia_
Indicada para: Problemas respiratórios e do aparelho digestivo, depressões, alergias ou anemias. Em doenças graves, a naturopatia não pode nem deve funcionar sozinha. 'Um cardíaco que toma medicação alopática não vai passar a fazer apenas a da naturopatia. Funcionamos como terapia de complemento à medicina convencional', diz a naturopata Ana Marques.

Em que consiste: A naturopatia é um regresso à Natureza e aos seus produtos mais puros para tratar e cuidar o corpo. Por isso insiste em mudar os nossos comportamentos alimentares e tem uma vertente preventiva: tratamse as causas e não os sintomas, para preparar e equilibrar o organismo. Inclui consultas de nutrição, tratamentos à base de plantas medicinais (fitoterapia), argilas, água (aumenta a circulação e a energia), desencoraja vícios, como o tabaco, e promove o desporto. Tudo para livrar o corpo de toxinas. Também se usam terapêuticas complementares, como a cromoterapia (que usa a cor) ou a aromaterapia (que usa os aromas). O diagnóstico é feito através de iridologia, o estudo da íris, onde ficam registados todos os desequilíbrios, doenças do organismo, passadas e presentes, ou propensão para as desenvolver. O curso superior de Naturopatia existe na Escola Superior de Biologia e Saúde.

É contra-indicada em: Não existem contra-indicações. Onde comprar os remédios: Em ervanárias. A maioria dos consultórios tem loja.

_Acupunctura_
Indicada para: O tratamento de vários tipos de dor sobretudo musculares e nas articulações, da asma e de doenças respiratórias. Tem sido muito procurada por quem quer deixar de fumar e perder peso, mas não é cura milagrosa para nenhuma das duas. Depressão e outros estados de perturbação psíquica podem beneficiar da acupunctura. Para melhores resultados, costuma ser aliada à fitoterapia, a antiga terapia das plantas medicinais. 'Em problemas degenerativos ou doenças terminais, ajuda a que não progridam tão depressa', confirma Ana Ferreira, técnica de acupunctura.

Em que consiste: É a mais conhecida das disciplinas da Medicina Tradicional Chinesa. Tal como outras filosofias orientais, acredita que o corpo é constituído por linhas que o percorrem de alto a baixo, os meridianos, e por energia vital Chi, e as doenças são entendidas como desequilíbrios energéticos. Nesta técnica usam-se agulhas de aço inoxidável, esterilizadas, espetadas em pontos específicos desses meridianos. Nas consultas de acupunctura também há um exame e diagnóstico, tal como na medicina convencional.

É contra-indicada em: Grávidas, pessoas que sangram com facilidade, em caso de tumores ou doenças contagiosas, como sida e hepatite. A electro-acupunctura, uma das variantes da técnica, é desaconselhada a quem tenha um pacemaker.

Por MAFALDA GALAMAS

10 remédios para dormir 
melhor de forma natural

Um sono descansado é o resultado de alguns bons hábitos. 
Aqui lhe deixamos muitas ideias ao natural para 
adormecer sem contar carneiros.
TEMPERATURA 

Escolha a ideal 

Um erro muito comum é aquecer demasiado o quarto: a temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 21ºC (se puser um termómetro no quarto, vai reparar que é bastante menos do que está habituada). Não conseguimos dormir com frio: no Inverno, um saco de água quente pode ajudar a adormecer. Mas o principal inimigo do sono é o calor: o corpo baixa a temperatura para conseguir adormecer. No Verão, curiosamente, mantenha o banho quente: é que, a seguir ao banho, o organismo baixa a temperatura e fica mais fresco, tornando mais fácil o adormecimento. 

Plantas 
Dê-lhes bom uso 
Encontra valeriana em cápsulas nas lojas de produtos naturais, mas pode ser difícil encontrar a dose certa, e há pessoas insensíveis aos seus efeitos. E é preciso esperar um mês até sentir os seus benefícios. Aconselhe-se com um naturopata. 

AÇÚCARES LENTOS 
Atenção: lentos... 
Por açúcares lentos entende-se por exemplo cereais integrais, que têm um efeito calmante e aumentam o nível de serotonina, um dos responsáveis pela sensação de bem-estar. Pão com sementes de sésamo, massa e arroz são boas opções. Não coma muita carne: a digestão das proteínas aumenta a temperatura corporal, quando o importante é que baixe. 

RITUAIS 
Um livro em vez do leite 

Sim, o leite é um calmante natural, mas também é um diurético natural. É mais provável que a mantenha acordada do que a dormir. Se adora leite, coma uma taça com aveia ou muesli. Na cama, abra o seu livro preferido. 

ALMOFADA 
Não dorme? Levante-se 

Se acordou a meio da noite e está tão desperta como ao meio-dia, não tente forçar-se a dormir. Levante-se e leia um livro. Quando começar a sentir sono, volte para a cama. Não entre em stresse: pense que, se o pior acontecer, um dia com sono não é tão grave assim, e que vai recuperar no dia seguinte. 

ÓLEOS ESSENCIAIS 
Bem-estar a conta-gotas 
Não vão pô-la a ressonar instantaneamente, mas ajudam a criar um ambiente de relaxamento, e cheiram tão bem! Experimente massajar uma gota nos pulsos, usar no banho, vaporizar na almofada ou queimar num queimador. Os melhores para relaxar são os óleos de neroli e lavanda. Atenção que devem ser naturais e puros. Evite se estiver grávida. 

CONTRASTE 
Diferencie o dia da noite 
Vivemos em luzes e ambientes estranhos e o nosso relógio biológico pode ficar confuso: apanhe sol de manhã e baixe as luzes à noite, para o ajudar a regular-se. Vá dar um passeio à hora de almoço e tente não voltar muito tarde para casa. O ideal seria esquecer os ecrãs à noite: emitem luz branca, que mantém o organismo desperto. 

REIS DO MAGNÉSIO 
Descubra-os 
Evite as refeições muito pesadas antes de dormir. Mas se fica com fome antes de ir para a cama, pode fazer um snack rico em magnésio, outro calmante natural: iogurte com amêndoas e passas, ou papa de aveia com banana. O chocolate também é rico em magnésio, mas coma-o só até às 17h: também é excitante.. 

FRUTAS E LEGUMES 
Coza-os e coma-os 

As frutas são mais fáceis de digerir se forem cozidas, mas evite as compotas com muito açúcar, que é um excitante natural. 
Maçã com frutos secos e uma colher de mel ajuda a adormecer, mas o organismo pode acelerar ligeiramente por causa da digestão do açúcar e provocar azia mesmo à hora de deitar. Experimente uma tosta com fruta ou uma bolacha integral com doce sem açúcar. 

CHÁ 
Evite antes de dormir 

Antes de dormir, esqueça o álcool: suprime a fase REM do sono (a dos sonhos), o que provoca um sono mais agitado. Se tem mesmo sede, beba... água. Algumas pessoas dão-se bem com um chá de camomila ou hipericão, mas se o beber mesmo antes de dormir, vai passar a noite a caminho da casa de banho.

Por CATARINA FONSECA/ACTIVA

Remédios caseiros 
validados pela ciência

Às vezes, não é necessário intoxicar-nos com 

medicamentos químicos. 

Remédios caseiros podem ser igualmente 

eficazes, às vezes até mais. 

Mas não se esqueça: 
consulte um médico 

antes de tomar qualquer medicamento, 

mesmo os caseiros. 

Confira algumas soluções do tempo da vovó, 

mas que funcionam de verdade:
Afinal, é mesmo verdade: o mel cura a tosse e 
o gengibre acalma as náuseas. 
Estes e outros ‘tratamentos’ caseiros 
foram agora aprovados pela Ciência.


PASTA DE DENTES 
para picadas de abelha

Parece um daqueles mitos urbanos? Pois não é!
Explicação: 
Como é uma substância alcalina, neutraliza a acidez do veneno.

Como usar: 
Coloque um pouco de pasta de dentes em cima da picada 
(lembre-se que, antes, deve ver se a abelha deixou o 
ferrão e, caso assim seja, removê-lo). 
Renove a aplicação a cada cinco horas. Se não melhorar 
ao fim do dia, procure um médico. Atenção: em caso de 
alergia a picadas de vespa, dirija-se imediatamente 
ao hospital.

IOGURTE 
eficaz na prevenção da diarreia

Milhares de estudos já provaram que o iogurte é útil a 
prevenir a diarreia, diminuindo a possibilidade da sua 
ocorrência em cerca de 40% durante um tratamento 
com antibióticos.

Explicação : 
O iogurte é um leite fermentado por duas ‘bactérias boas’, 
streptococcus thermophilus e lactobacilos bulgaricus, que 
mantêm equilibrada a flora intestinal.

Como usar: 
 Insira na sua dieta dois iogurtes (naturais e não açucarados) 
diários, de preferência com bífidos activos.

PASTILHA ELÁSTICA 
previne o refluxo gástrico 

Um estudo realizado pelo King’s College, em Londres, 
revelou que mastigar uma pastilha elástica durante 
30 minutos após 
uma refeição mais ‘pesada’ 

reduz o refluxo gástrico.

Explicação: 
Ao mastigar, está a produzir saliva, que neutraliza 
a acidez do estômago.

Como usar: 
Escolha sempre pastilhas elásticas sem açúcar e 
mastigue-as logo a seguir à refeição. Mas não abuse, 
já que os edulcorantes que contêm têm um efeito laxante.


FITA ISOLADORA 
extermina as verrugas (‘cravos’) 

O mesmo adesivo que utilizamos para isolar as 
ligações eléctricas acaba com as verrugas! 
Quem o provou foi o pediatra americano Dean Focht.

Explicação: 
Ao irritar a zona da verruga, está-se a estimular 
o sistema imunitário.

Como usar: 
Corte a fita à medida da verruga e aplique durante 
seis dias seguidos, substituindo-a sempre que cair. 
Depois dos primeiros seis dias, tire a fita, mergulhe 
a verruga em água morna e retire delicadamente o 
tecido morto com uma lima de cartão ou pedra-pomes. 
Durante dois meses, aplique a fita apenas durante a noite.

Mel
acalma a tosse

As nossas avós diziam-nos e nós torcíamos o nariz... cépticas. 
Mas um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia 
provou que as crianças tratadas com uma colher de mel 
antes de dormir curavam-se mais depressado que 
as que tomavam xarope. 


Explicação: 
Os cientistas atribuem o ‘louro’ aos antioxidantes do mel.

Como usar: 
Tome uma colher de café de mel antes de dormir, 
até a tosse passar. Este ‘remédio’ não se aplica 
caso haja febre, dificuldades respiratórias, se a tosse 
não melhorar ao fim de três dias, se fizer alergia à 
picada de abelha ou ao mel. Nestes casos, 
consulte o seu médico. 

Gengibre 
reduz as náuseas

Uma investigação realizada pela Universidade de Rochester 
provou que o consumo de gengibre diminui em 40% 
as náuseas provocadas pela quimioterapia.

Explicação: 
O gengibre bloqueia determinados receptores de serotonina 
situados no estômago e responsáveis pelas náuseas.

Como usar: 
Tomar 1/4 de uma colher de café de gengibre em pó, 
um grama de gengibre 
em cápsula ou coma uma 
fatia com 1cm de espessura antes de situações que 
a fazem enjoar (como andar de carro)

Camomila
Herpes labial

É o que sugere um estudo alemão publicado na 
revista de fitoterapia ‘Planta Med’.

Explicação: 
Deve-se às suas fortes propriedades antifúngicas.

Como usar: 
Faça um cataplasma com as flores da camomila e um 
pouco de água tépida e aplique esta pasta sobre o 
herpes com um cotonete. Faça-o várias vezes ao 
dia até o herpes desaparecer...


Por ACTIVA ADMINISTRATOR_

CANJA DE GALINHA
Usada para tratar resfriados comuns Servida 
há anos para crianças afetadas pelo tempo, 
a canja de galinha é um remédio bastante comum e 
eficaz, principalmente nas épocas frias.

ÓLEO DE CRAVO
Indicado para dores de dentes. 
O óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, 
um bactericida natural. Deve ser administrado 
colocando-se algumas gotas em 1/4 de colher 
de chá de azeite de oliva. 
Aplica-se um algodão umedecido com a 
mistura no local afetado. 
Mas tenha cuidado: 
o óleo de cravo puro, não diluído, em contato 
com a boca pode provocar queimaduras.

BICARBONATO DE SÓDIO

Para incômodos estomacais. 
Normalmente usado na cozinha, o bicarbonato 
é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. 
Funciona através de uma reação com o excesso 
de suco gástrico, tornando o pH (*) do estômago 
mais neutro. 
Uma colher de chá dissolvida em um copo d’água 
é uma maneira fácil de ajudar a sua digestão. 
O gosto não muito agradável, mas dá para suportar.
(*) pH é o símbolo para a medida físico-química 
que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade 
de uma solução aquosa.

LEITE INTEGRAL

Recomendado no tratamento de bolhas de herpes. 
A herpes ainda não tem cura curada conhecida, mas 
existem maneiras de acelerar a recuperação 
da pele danificada. Um modo simples é tomar leite 
integral, que contém monocaprina. 
Esta substância diminui a atividade do vírus e promove
 a recuperação das áreas afetadas.


VINAGRE

Recomendado no tratamento das queimaduras de Sol. 
Aplicar vinagre na pele, puro ou diluído em água, 
com um borrifador, alivia as dores. 
Cobrir a área queimada durante a noite com 
uma toalha umedecida também ajuda.

AZEITE DE OLIVA

Para dores de ouvido. 
Morno, o azeite de oliva é usado em 
crianças pequenas para combater o 
desconforto das dores de ouvido. 
Acredita-se que o azeite morno alivia 
a inflamação, diminuindo as dores causadas 
pelo muco, que bloqueia o sistema usado para 
equalizar a pressão interna do ouvido. 
Use um conta-gotas e pingue 
4 gotas no ouvido dolorido.

Ervas e condimentos que 
fazem bem à nossa saúde

As ervas aromáticas e especiarias culinárias não servem só para 
tornar os cozinhados mais apetitosos. 
Muitas estão recheadas de ativos que ajudam a aliviar, 
de forma natural, pequenos males e indisposições.

DIGESTÕES DIFÍCEIS

_Aneto_

Dá um sabor especial aos peixes, em especial ao salmão, mas também contém poderosos activos carminativos (capazes de reduzir os gases intestinais). Tome-o em infusão: deite um pezinho em 250ml de água a ferver, deixe repousar uns minutos com o lume apagado, retire o ramo e beba quente.

-Estragão_

Fantástico no molho bearnês, nas vinagretas e nas gambas salteadas, tem propriedades digestivas e antigases. Tome-o em infusão após as refeições: deixe repousar algumas folhas numa chávena de água a ferver, durante 15 minutos, coe e beba.

_Zimbro (Junípero)_

Além de darem um gostinho especial à carne de porco e à choucroute, estas bagas são também carminativas (antigases), digestivas e antiespasmódicas. Pode tomá-las em cura, começando com quatro bagas no primeiro dia e aumentando uma por dia durante 12 dias.

Os óleos essenciais, a saponina e os taninos presentes nesta saborosíssima erva facilitam a digestão. Use e abuse à sua mesa, ou beba antes da refeição uma infusão feita com 20g de folhas fervidas em meio litro de água durante dez minutos.

_Coentros_

Há poucos pratos, doces ou salgados, que não fiquem melhores com um raminho ou alguns grãos de coentros. E eles melhoram também a sensação de enfartamento se beber após a refeição esta tisana: ferva uma colher de chá de grãos em 250ml de água durante três minutos, deixe repousar dez e coe.

FADIGA

_Louro_

Espetadas e guisados não vivem sem ele, mas o nosso sistema imunitário também pode beneficiar da ajuda destas folhas aromáticas. Para reforçar as defesas do organismo, deixe macerar 80g de bagas e folhas de louro num litro de água fria durante dois dias, e deite numa banheira de água quente para um banho de imersão com a água a temperatura não superior a 37°C.

_Tomilho_

Muito usado nos estufados e guisados de carne, em versão fresca ou seco, esta erva ajuda o organismo a lutar contra os estados de cansaço e anemia. Um banho de imersão temperado com uma decocção de tomilho (40g de folhas colocadas ao lume em água fria e cozidas em lume brando durante 30 minutos) vai deixá-la como nova.

_Salsa_

Há poucos pratos em que os seus raminhos não dêem um ar da sua graça (colocada de preferência em cru, no final). Mas a salsa é também poderosamente tónica e estimulante graças à vitamina C que contém, e antianemia, devido ao seu alto teor em ferro. Tome uma tisana com duas colheres de folhas frescas numa chávena de água a ferver, três vezes ao dia.

-Paprika_

Além de temperar enchidos e guisados na perfeição, este pimentão em pó é uma mina de vitamina C que ajuda a lutar contra a fadiga associada ao stresse. Use-a generosamente para temperar tudo o que se lembrar: sopas, omeletas, pratos cozinhados na wok.

PERNAS PESADAS

-Salsa_

O seu alto teor de potássio torna-a diurética e drenante, ajudando a escoar a água e toxinas retidas nos tecidos. Vá bebendo ao longo do dia, fora das refeições, a seguinte infusão: 20g de salsa em quatro chávenas de água a ferver, 15 minutos de repouso e coe.

_Zimbro (Junípero)_

Pela sua acção descongestionante do sistema linfático e venoso, e estimulante da circulação, ajuda a diminuir o inchaço das pernas. Vá bebendo ao longo do dia uma infusão feita da seguinte forma: uma colher de chá de bagas fervidas durante cinco minutos em 250ml de água, deixe repousar dez minutos e coe.

STRESSE

_ManJericão_

Para além de dar cor e sabor a pizas e massas, esta erva acalma e relaxa, por isso inclua-a diariamente na sua alimentação ou tome antes de dormir uma chávena de uma infusão feita com 25g de folhas fervidas durante dez minutos em meio litro de água.

INTESTINOS FRÁGEIS

_Curcuma_

O pó amarelo que dá a cor ao caril é uma das especiarias mais extraordinárias do mundo. A sua acção anti-inflamatória e favorecedora da produção de muco gástrico fazem dela um aliado poderoso em casos de cólon irritado. Como tem um sabor relativamente neutro, pode polvilhá-lo em sopas, saladas, estufados, arroz, massas...

_Rosmaninho/Alecrim_

Os pratos de borrego e as marinadas não seriam os mesmos sem esta erva de sabor aromático, mas ela ajuda também a aliviar os intestinos irritados, graças aos seus poderes analgésicos, antiespasmódicos e antibacterianos. Faça uma tisana com uma colher de chá de folhas para uma chávena de água a ferver, deixe dez minutos, coe e beba após as refeições.

CONSTIPAÇÕES

-Alho_

O seu sabor e aroma pungentes são um dos ex-líbris da cozinha mediterrânica, mas esta planta é também sobredotada em matéria de propriedades medicinais. O seu segredo é a alicina, que lhe confere propriedades anti-sépticas (em especial a nível pulmonar) e faz dele um antibiótico natural. Tem também uma acção fluidificante das secreções, muito útil quando se tem o nariz entupido e os brônquios congestionados. O ideal é comê-lo cru, picado, à razão de dois dentes por dia.

-Zimbro (Junípero)_

Para ajudar a desentupir o nariz, deite 60g de bagas esmagadas num litro de água a ferver e inale durante dez minutos, três vezes por dia.

_Tomilho_

Se o problema é o nariz a pingar, esta erva pode ajudar a regularizar o problema: beba três vezes por dia, entre as refeições, uma chávena de uma infusão feita com 40g da planta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário