sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MASSAS - CONHECENDO OS TIPOS DE MACARRÃO

Massas

As massas alimentícias, como o espaguete e o macarrão, são ingredientes culinários feitos com massa de farinha, geralmente de trigo, a que se dá várias formas que depois são cozidas em água e servidas com diferentes molhos. São equivalentes ao “min” da culinária oriental ou ao “cuscus” da culinária mediterrânica.

As formas de massas alimentícias vão desde lâminas como para lasanha, a canudos como o macarrão, servem de fios de diferentes espessuras, como o spaghetti ou a aletria ou ainda pequenas figuras como letras, pevides, conchas, espirais e muitas outras. Para fazê-las, a massa pode ser “estendida” com um rolo da massa até ficar da espessura desejada e depois cortada de várias formas; as formas cilíndricas são geralmente feitas numa máquina parecida com a máquina de picar, em que se faz passar a massa por uma placa com orifícios de diferentes tamanhos e formas. Depois de preparada, a massa pode ser imediatamente cozinhada – a massa fresca – ou seca num forno pouco quente, para lhe retirar a maior parte da água, sem modificar o amido – esta massa seca pode ser guardada sem se estragar durante vários meses.

Para além da massa básica, composta apenas de farinha, água e sal, as massas alimentícias podem também ser coradas, quer com corantes artificiais, quer adicionando à massa básica puré de espinafre ou de cenoura, podem ser enriquecidas com ovo e podem ainda ser recheadas, como nos raviolli.

Tipos de Massa

Penne 
Tubetes, são massas em forma de cânula de pena, servidas com um molho muito picante (arrabbiata). Há que notar, em certas regiões da Itália, no norte por exemplo, usam um tipo de pimenta, que dá uma característica de ardor forte, porem torna o prato em si mais saboroso.

Spaghetti
Com várias numerações, podendo ter até o número 12 mais espesso. 
É um tipo de massa cilíndrica, compacta, longa e fina. O nome é um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, corda.

Tortiglioni 
(denominado também como Succhietti ) 
é uma massa de forma cilíndrica que possui certas estrías em sua superfície exterior. Costuma ter uma longitude de uns poucos centímetros e de diámetro ligeirmente inferior aos rigatoni, as estrías formam espirales (ao invés que nos rigatoni no que pode se comprovar que correm paralelas).

Fusilli 
–Massa em forma de rosca conhecido como massa em rosquinha.
Farfalle 
– É o mesmo que borboleta ou laço.
Tagliatelle – ou tagliolini (do italiano tagliare, que significa “cortar”) 
é o clássico macarrão da Emilia-Romagna, região da Itália. As partes individuais de tagliatelle são longos, fitas planas que são semelhantes na forma de fettuccine . Tagliatelle pode ser servido com uma variedade de molhos, mas o clássico é um molho bolonhesa.

Ravioli 
 o raviolo (plural ravioli) 
é uma massa feita com trigo envolvendo alguma carne ou vegetal, sendo coberto por algum tipo de molho, com origem na Itália. conhecido também como Cappellacci.

Tortellini 
– massa em forma de anel. Eles são normalmente recheadas com uma mistura de carnes (lombo de porco, presunto). Originária da região de Emilia (em especial de Bolonha e Modena), eles normalmente são servidos em caldo, com creme, ou às vezes com um ragu. Tortellini agora é comumente encontrada em todo o mundo.

Lasanha
 tipo de massa em folhas (normalmente ondulada na América do Norte mas não na Itália), como também um prato por vezes chamado Lasanha no Forno feito com camadas alternadas de massa, queijo e ragu (um molho de carne).

Fettuccine
é um tipo de massa popular em Roma. É um grosso macarrão achatado feito de ovo e farinha (geralmente um ovo a cada 100 gr. farinha), mas maior do que semelhante ao tagliatelle típico de Bolonha. Eles são comidos com sugo d’umido (Carne Ragu) e Ragu di pollo (frango Ragu).

Canelloni 
ou canelones são pequenos pasteizinhos com bocadinhos de massa, recheados com uma mistura de carne picada e legumes e que são gratinados no forno. O recheio também pode consistir em restos de carne e de enchidos.

Conchilione 
– massa em forma de concha.

Bucatini 
 Canudinhos de várias espessuras.

Macarrão –
 Canudos, usados, principalmente em sopas.

Ramen 
é um alimento japonês de origem chinesa composto por filamentos longos de massa alimentícia com ervas e legumes, mergulhados num caldo e temperados com carne de porco ou peixe de água-doce.

Min
Na culinária oriental, o min é a família de massas alimentícias equivalente às da culinária européia, de que faz parte o spaghetti. Tal como na culinária européia, os min são também feitos de massa de farinha de trigo ou arroz, água, por vezes ovos e sal, que são depois secas para serem cozidas mais tarde.

Fonte: meuspratosnacozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário