Aprenda a fazer bonito o seu amor...
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.
Tenho visto muito amor por aí, Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva,mas esbarram na dificuldade de se tornar bonito. Apenas isso: bonitos,belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção. Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.
Aí esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais de repente se percebeu ameaçados apenas e tão somente porque não sabem ser bonitos: cobram; exigem; rotinizam; descuidam; reclamam; deixam de compreender;necessitam mais do que oferecem; precisam mais do que atendem; enchem-se de razões. Sim, de razões. Ter razão é o maior perigo no amor.
Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reivindicar, de exigir justiça, equidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um momento de sua vida no qual não possa ter razão. Nem queira. Ter razão é um perigo: em geral enfeia o amor, pois é invocado com justiça mas na hora errada. Amar bonito é saber a hora de ter razão.
Ponha a mão na consciência. Você tem certeza que está fazendo o seu amor bonito?
De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria do encontro, da dor do desencontro, a maior beleza possível? Talvez não. Cheio ou cheia de razões, você espera do amor apenas aquilo que é exigido por suas partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer.
Quem espera mais do que isso sofre, e sofrendo deixa de amar bonito. Sofrendo, deixa de ser alegre, igual criança.E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.
Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama. Saia cantando e olhe alegre.
Recomendam-se: encabulamentos; ser pego em flagrante gostando; não se cansar de olhar, e olhar; não atrapalhar a convivência com teorizações; adiar sempre, se possível com beijos, “aquela conversa importante que precisamos ter”, arquivar se possível, as reclamações pela pouca atenção recebida. Para quem ama toda atenção é sempre pouca. Quem ama feio não sabe que pouca atenção pode ser toda atenção possível.Quem ama bonito não gasta o tempo dessa atenção cobrando a que deixou de ter.
Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida como criança de nariz encostado na vitrine, cheia de brinquedos dos nossos sonhos) :não teorize sobre o amor, ame. Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.
Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade;não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração;contar a verdade do tamanho do amor que sente.
Jogue pro alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes sabidamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo
do Natal infantil. Revivendo os carinhos que instruiu em criança. Sem medo de dizer, eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.
Talvez aí você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor,ou bonitas fazendo seu amor, ou amar fazendo o seu amor bonito(a ordem das frases não altera o produto), sempre que ele seja a mais verdadeira expressão de tudo o que você é e nunca, deixaram, conseguiu, soube, pôde, foi possível, ser.
Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto. Não se preocupe mais com ele e suas definições. Cuide agora da forma. Cuide da voz. Cuide da fala. Cuide do cuidado. Cuide do carinho. Cuide de você. Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a tentar fazer o outro feliz.
_Artur da Távola_
AMOR
“Lembre-se de não armazenar o seu amor, de não ser calculista. Não seja mesquinho, assim você perderá tudo. Ao contrário, permita que o seu amor floresça e o comparti lhe, ofereça-o, permita que ele cresça.”
AUTO ACEITAÇÃO
“Você não pode ser outro além de você mesmo.
Então relaxe.
A existência necessita de você tal como você é.”
ARREPENDIMENTO
“Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro,
isso também pode ser oportunidade.
Quando perceber que foi contra sua própria verdade que
traiu o que sente em seu coração, permita que as lágrimas fluam profundamente...elas podem causar a transformação.”
CONFIANÇA
“Quando você sente profunda confiança, essa qualidade transforma sua vida, não importa as circunstâncias.”
COMPAIXÃO
“Não é ter um coração transbordante de piedade para com os outros. Compaixão é um amor tao profundo que você está disposto a fazer o que for preciso para trazer luz a uma situação.”
CONSCIÊNCIA
“Sempre que você estiver agindo inconscientemente, pare, não seja um robô, não aja a partir do ego. Tome uma xícara de chá, acorde e então aja com consciência.”
CORAGEM
“Este é um lembrete:
-Quando você entra no caminho para encontrar Deus, não há retorno possível. E isso exige tremenda coragem.”
COMPREENSÃO
“O que você enxerga no próximo
– É o que você te dentro de si mesmo.
Seus julgamentos são na verdade, reflexos daquilo
que está reprimido ou rejeitado dentro de você.”
INTELIGÊNCIA
“Use sua inteligência para procurar as coisas onde elas estão
mesmo se estiver escuro. Olhe para dentro.”
MENTE
“Esteja pronto para tomar responsabilidade, pela sua própria miséria, alegria, negatividade, positividade, inferno ou paraíso. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita, mudanças começam a acontecer. Esteja aberto a uma nova possibilidade.”
RAIVA
“Quando você sentir raiva, não jogue sobre o outro e nem a reprima.
Ela é um belo fenômeno que pode ser transformado num fenômeno positivo”
FRACASSO
“Quando você tenta fazer algo sozinho, separado do todo, isso se torna um fracasso. O sucesso está em Deus e com Deus.”
SEXO
“Permita que seja o primeiro passo, mas não o último.”
TRISTEZA
“Quando você segue a natureza das coisas, não existe sombra.
Até a tristeza é luminosa...Ela não é mais sua inimiga.
Você a acolherá, pois perceberá sua necessidade.
E sem ela você será menos, não mais.”
CRIATIVIDADE
“Pare de usar sua loucura, negatividade e destrutividade contra si mesmo, e os outros. Destruição até mesmo uma criança pode fazer.
Agora se volte para algo interno, completamente não –familiar- isso exige tremenda coragem e forca. Permita-se expressar sua criatividade.”
GARGALHADA
“A gargalhada é uma forca tao transformadora que nada mais é necessário... Se você transforma sua tristeza em celebração, então também será capaz de transformar sua morte em ressurreição.”
ESPERANÇA
“Não se perca na armadilha da esperança, não se deixe levar pela ideia de que a ajuda vem de fora. O outro não o preencherá. Preenchimento é interno.”
GRATIDÃO
“Quando seu coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma bênção maior.”
INTEIREZA
“Olhe para dentro de você e perceba se você está inteiro.
Tesouras são como a mente, elas cortam Divide.
A agulha é como o amor, une as coisas, restaura o que
está despedaçado. Abra seu coração para o amor, e ele se tornará inteiro.
PRECE
“Não interfira no amor e na prece de outra pessoa. Abandone a ideia de que só você sabe rezar. Simplesmente respeite.. Seja qual for a maneira delas, essa é a forma perfeita para elas.”
ABUSO DO PODER
“Quando você usa o poder, deve ter um profundo respeito e amor pelos outros e por toda existência. Não interfira na vida do outro a partir de suas próprias concepções intelectuais. Se você tem poder, não manipule os outros; use-o criativamente.”
MEDITAÇÃO
“Preste atenção a tudo. Não existe “grande” ou “pequeno” Você pode encontrar Deus em todo lugar. Procurando, buscando, investigando...Você está em sério perigo! A qualquer momento pode estar amando, curtindo...Você pode acidentalmente encontrar Deus. Seja sincero em sua busca; Faca tudo por ela. É a sede de conhecer o original através do reflexo que o torna digno do acidente final!”
A ILUMINAÇÃO!!