quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Orgulho de Ser Gaúcho - Comidas Típicas

Culinária Gaúcha 

O minuano que atravessa o Rio Grande do Sul no inverno, é tão forte que congela os pampas e castiga os gaúchos, somente com uma alimentação rica em calorias, repletas de carnes gordas, carreteiros bem fortes e sopas quentes, dão ânimo para enfrentar um frio tão intenso.
O churrasco é o prato típico do gaúcho, presente nos finais de semana e em dias festivos. O arroz "carreteiro" também compõe a tradicional cozinha gaúcha. Outros pratos, como o feijão mexido (feijão misturado com farinha de mandioca), o quibebe (purê de moranga), a "roupa velha" ( sobras de carnes com ovos mexidos), o espinhaço de ovelha", o charque com mandioca, a paçoca de pinhão com carne assada, a couve refogada, o arroz com galinha, o "puchero" (cozido de carne com legumes) e o peixe, fazem parte da culinária rio-grandense. Além disso, os pratos feitos por gaúchos caçadores envolvem perdizes, patos e animais de médio porte, como a cutia e o capincho. 
História 

O charque

Antigamente, o atual território do Rio Grande do Sul era habitado pelos índios, os guaranis, que viviam da caça e da pesca. Ocupavam as margens da lagoa dos Patos, o litoral norte e as bacias dos rios Jacuí e Ibicuí incluindo a região noroeste; os pampeanos, que ocupavam a região sul e sudoeste e os gês, talvez os mais antigos habitantes no lado oriental do rio Uruguai. Como tentativa de retirar os índios da mata para poder catequizá-los, os jesuítas introduziram no Estado o gado. Os índios passaram então a tomar conta do rebanho, que era criado solto, e comer sua carne tendo sempre farta comida a sua disposição e em troca aprendiam com os jesuítas a cultura européia e construíam casas, surgiram assim as Missões.
Com a entrada dos tropeiros de São Paulo e Minas Gerais no Sul, os índios foram caçados e levados como escravos e os jesuítas voltaram para a Europa. O gado, como era criado solto, continuou a se reproduzir e se espalhar pelo sul do continente, pois não havia um predador para caçá-lo.
Quando os tropeiros voltaram para o Rio Grande do Sul havia milhares desses animais, o gado selvagem. Começaram, então, a matá-los para extrair-lhes o couro crú, que era levado e vendido nos outros Estados. Para conservarem a carne que sobrava e a usarem como alimento em suas longas viagens, os tropeiros começaram a conservá-la rolando-a em sal grosso para desidratá-la, surgindo assim, o charque.
Receitas
Alcatra de panela

Ingredientes:
500 g de alcatra em bifes pequenos e finos
1 cenoura em rodelas
azeitonas pretas picadas
100 g de bacon picado
1 cebola picada
1/2 L de caldo de carne
1 copo de vinho
sal a gosto
óleo o suficiente

Modo de Preparo:
Numa panela, aqueça o óleo e refogue o bacon. Adicione a cenoura e a cebola picada. Refogue levemente. Coloque a carne e refogue bem. Junte o vinho e o caldo de carne. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo brando. Em
seguida, junte a azeitona e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva.

Ambrosia Assada

Ingredientes:
1 litro de leite 
2 xícaras (chá) de açúcar 
5 ovos 
10 gotas de suco de limão 
3 cravos-da-índia 
4 gemas de ovo 
1 colher (café) de noz-moscada 
2 pedaços pequenos de canela em pau 

Modo de Preparo: 
Ligue o forno à temperatura média. Coloque em uma panela o leite, a canela, o cravo e a noz-moscada. Leve ao fogo e retire assim que levantar fervura. Reserve. Bata os ovos e as gemas na batedeira por 4 minutos. Retire e passe por uma peneira. Junte o açúcar e misture até ficar homogêneo. Adicione, aos poucos, o leite morno, batendo com um batedor manual. Acrescente o suco de limão e bata por mais 1 minuto, ou até ficar homogêneo. Despeje o creme batido em uma assadeira refratária de 28 x 19 cm e leve para assar em forno médio por 1 hora e 30 minutos, ou até obter um creme cozido. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva gelado em taças individuais decoradas com canela em pau ou fatias de limão.

Arroz Carreteiro

Ingredientes:

200g de charque 
4 colheres (sopa) de óleo 
5 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
4 tomates picados
3 pimentões picados
350g de arroz 
sal a gosto

Modo de Preparo: 
Leve ao fogo uma panela com água até ferver. 
Adicione a carne e deixe por meia hora. 
Retire do fogo, escorra a água e corte a carne 
em pedaços pequenos. 
Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho, 
a cebola, o tomate e o pimentão. 
Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo 
de vez em quando. 
Em seguida, junte o arroz, um pouco de água 
fervente e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. 
Adicione sal, se necessário.

Arroz Carreteiro Simples

Ingredientes:
3 copos de arroz
500 gramas de carne seca
200 gramas de bacon fatiado
1 tomate grande bem maduro
200 gramas de calabresa
Pimenta calabresa
1 cebola grande
Salsa
Sal

Modo de Preparo:
Cozinhar a carne seca em panela de pressão, retirar, esperar esfriar e desfie. Reservar. Retirar a pele da calabresa e cortar em cubos juntamente com o bacon. Cortar o tomate em cubos pequenos sem as sementes bem como a cebola. Reservar. Refogar o bacon e a calabresa até ficar bem dourada, acrescentando depois a cebola, tomate, pimenta calabresa e a carne desfiada. Após acrescentar o arroz, afogue bem, adicionar a água corrigindo o sal se necessário e abaixar o fogo aguardando secar. Quando pronto, colocar a salsa em cima.


Arroz Carreteiro Típico

Ingredientes:
500 g de charque ou carne de sol
1 cebola média
1/2 maço de cebolinha verde
1/2 pimentão verde
1 tablete de caldo de carne
1 copo americano de arroz
4 tomates sem pele
sal
alho
óleo
queijo ralado

PARA 4 PESSOAS


Modo de Preparo:
Corte em cubinhos o charque. Coloque em uma panela com água para ferver. Lave-o bem em água fria, escorra e reserve.
Em uma panela, de preferência de ferro, frite a cebola bem picadinha e o pimentão. Junte o charque, a cebolinha verde, o alho e deixe fritar mais um pouco. Coloque os tomates picados e, em seguida, o arroz. Refogue e junte água o suficiente. Acrescente o caldo de carne e corrija o sal.
OBS: Não deixe secar totalmente o arroz, pois o gostoso é deixá-lo suculento. Junte o queijo ralado e sirva ao aprontar. Agora é só você se deliciar! Bom apetite.

Arroz de Carrreteiro

Ingredientes:
3 xícaras de chá de arroz limpo e lavado
2 colheres de sopa de óleo ou banha
1 kg de carne seca
2 dentes de alho picados
1 cebola média ralada
7 xícaras de água fervendo
salsa a gosto


Modo de Preparo:
Coloque com antecedência a carne seca de molho, trocando a água por várias vezes. Melhor deixar em geladeira, por 24 horas. Cozinhe-a até que esteja macie e pique ou desfie. Refogue o alho e a cebola no óleo e junte a carne seca picada ou desfiada. Acrescente o arroz e frite bem, mexendo sempre. Adicione a água e baixe o fogo. Na hora de servir coloque por cima salsa picadinha. Deve ser servido ainda úmido, por isso, prepare na hora de servir.

Arroz de Carreteiro Gaúcho

Ingredientes:
½ quilo de arroz
1 quilo de charque bovino
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
4 xícaras (chá) de água
1 dente de alho picado
2 ovos cozidos picados
2 cebolas picadas

Modo de Preparo:
Cortar o charque em cubos pequenos e fritar numa panela de ferro preaquecida por 10 minutos, até soltar a gordura. Acrescentar a cebola picada e o alho e mexer até refogar. Adicionar o arroz e continuar mexendo. Em seguida, acrescentar as 4 xícaras de água. Mexer bem e tampar a panela, até cozinhar o arroz. Na hora de servir, colocar o ovo picado e o cheiro-verde por cima. Na véspera do preparo da receita, deixar o charque de molho dentro da geladeira, trocando a água periodicamente, para retirar o excesso de sal.

Arroz de china pobre

Ingredientes:
500 gramas de arroz
500 gramas de lingüiça
600 ml de água quente
30 ml de óleo
sal a gosto

Modo de Preparo:
Cortar a lingüiça em rodelas grossas e dourar em óleo quente. Acrescentar o arroz, mexendo bem. Adicionar a água. Provar e verificar o tempero. Se desejar, acrescentar pimenta. Tampar a panela e abaixar o fogo. Quando a água secar, estará pronto. O arroz pode ser servido com salsa, cebolinha e ovos cozidos bem picados.

Arroz de Churrasco

Ingredientes:

Para aproveitar as sobras:

2 xícaras de chá de arroz
500 g de carne de churrasco
2 batatas
1 cenoura
1 cabeça de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 tomate
sal
colorante alimentário ou alimentício
azeite


Modo de Preparo:
Corte os pedaços de carne e frango. Coloque-os na água fervendo e deixe por uns 20 minutos, cozinhando. Pique a cenoura e junte à carne, na água. Numa panela, coloque o azeite e junte a cabeça de alho inteira. Deixe que refogue alguns instantes. Pique a batata também em rodelas e refogue, no azeite. Junte o arroz ao refogado de batatas e continue a refogar, juntando a lingüiça do churrasco picada em fatias. Retire a carne e o frango do caldo e acrescente ao refogado de arroz. Junte o colorante ao caldo, acertando o sal e coloque-o na panela de arroz. Deixe a panela ferver e leve-a ao forno, até que seque e o arroz esteja macio.

Arroz de leite a moda gaúcha

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
2 xícaras de açúcar
4 xícaras de água
1 colher de manteiga
canela em pó para polvilhar
canela em pau
1 litro de leite

Modo de Preparo: 
Levar ao fogo em uma panela a água e a canela em pau até ferver. Acrescentar o arroz e deixar cozinhar até quase secar. Em outro recipiente colocar o leite a manteiga e o açúcar, levar ao fogo até ferver. Quando o arroz estiver quase seco, acrescentar o leite fervendo, mexer bem. Estará pronto quando o arroz estiver bem macio. (cerca de 30 minutos) Pode-se acrescentar a esta receita depois de desligar o fogo: 1 lata de leite condensado, ou 1 vidro de leite de coco, ou 100 gramas de coco ralado, conforme o gosto de cada um.

Arroz Doce

Ingredientes:
1 xíc. (chá) de leite desnatado
1/2 xíc. (chá) de arroz cru (50g)
1 copo grande de água
10 gotas de adoçante e canela

Modo de Preparo:
Lave e escorra o arroz. Numa panela, coloque o arroz com a água e cozinhe. Quando estiver meio cozido, junte o leite quente e deixe que cozinhe, mexendo sempre. Ao tirar do fogo, misture o adoçante. Coloque em duas taças e polvilhe de canela.
RENDIMENTO: 2 porções

Arroz Gaúcho

Ingredientes:
500 gramas de arroz tipo 1
1 quilo de peito de frango
1 lata de azeitona
1 lata de milho
1 batatinha ralada
1 copo de óleo
1 caldo de galinha
2 litros de água
Sal a gosto
1 cebola

Modo de Preparo:
Refogar o frango desfiado com todos os ingredientes, menos o arroz e a água. Quando dourar colocar o arroz e a água. Mexer até o arroz cozinhar e o caldo ficar grosso. Servir com pão como acompanhamento.


Banana Gaúcha

Ingredientes:
1 banana nanica madura e firme
3 barrinhas de chocolate meio amargo
sorvete de creme
açúcar e canela

Modo de Preparo:
Lavar e secar a banana, deixando o cabinho. 
Colocar num prato individual e com uma faca pequena. 
Fazer um cortar formando uma "canoinha", sem abrir as 
laterais e nem furar o fundo. 
Colocar açúcar, canela a gosto e três barrinhas 
de chocolate meio amargo. 
Levar ao microondas por mais ou menos 3 
minutos, ou até a banana cozinhar um pouco e derreter 
o chocolate. Servir com uma bola de sorvete de creme.

Bauru Gaúcho

Ingredientes:
1 bife grande (do tamanho de um prato)
4 fatias de presunto
4 fatias de queijo prato
1 cebola (a gosto)
Sal a gosto
1 tomate

Modo de Preparo:
Fritar o bife com as cebolas, para fazer o bife-acebolado, colocar as rodelas de tomate em cima ainda na frigideira. Cobrir com as fatias de presunto. Dê uma fritada para dourar o queijo e o presunto. Parece simples mais fica uma delícia. Rende uma porção. Todos vão adorar. Obs: Se você tiver uma chapa é melhor porque frita dos dois lados. Vai gratinar o presunto com o queijo, essa é a idéia. Dica: Coma com um pão e aproveite o caldinho que fica no prato do bife, fica uma delícia mesmo.

Bolo de Milho

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar, 
3 ovos, 
1 tablete de margarina, 
3 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de farinha de milho, 
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó, 
1 xícara de leite morno.

Modo de preparo:

Bater as gemas com o açúcar e a margarina, 
misturar o leite morno e logo após acrescentar 
as farinhas e o fermento. 
Bater as claras em neve e misturar aos 
demais ingredientes. 
Levar ao forno para assar.

Cobertura:

Sugestão: usar açúcar confeiteiro. 
Preparar conforme o modo descrito na embalagem.

 
Bolo de milho com canela

Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de erva doçe
1 xícara (chá) de leite quente
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de fubá
1 xícara de trigo
50 gramas de coco ralado
1 pitada de sal
3 ovos

Modo de Preparo: 
Misturar as 4 colheres de óleo e as 4 colheres de açúcar 
com a canela, para polvilhar a forma (redonda). 
Bater no liquidificador, os ovos, óleo e o açúcar 
(após batido acrescentar o leite quente) 
e depois acrescentar o restante dos ingredientes. 
Fubá, trigo, coco, erva-doce, sal e o fermento em pó.

Bolo de milho cremoso

Ingredientes:
1 colher de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
6 espigas de milho grande
½ copo de leite
3 ovos

Modo de Preparo:
Pegar as espigas de milho e retirar os grãos e 
levar ao liquidificador, acrescentando o leite aos pouquinhos. 
Obs: Não usar mais que ½ copo de leite, isso é o suficiente. 
Depois passar na peneira para ficar somente o líquido. 
Bater na batedeira os ovos, e vá acrescentando 
os demais ingredientes. Untar uma forma e levar 
para assar em fogo médio. Por cerca de 40 minutos.

Bolo de milho gaúcho


Ingredientes:
1colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
1 xícara de farinha de milho
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite de coco
1 xícara de leite morno
2 xícaras de açúcar
1 tablete de margarina
Coco ralado
3 ovos

Modo de Preparo:
Bater as gemas com o açúcar e a margarina. Misturar o leite morno. Logo após, acrescentar as farinhas e o fermento. Bater as claras em neve e misturar aos demais ingredientes. Levar ao forno para assar. Verificar com uma faca se esta sai seca. Ou espere dourar.


Canjica Simples

Ingredientes:
1 colher (sopa) média de canjica crua
1 xícara de leite desnatado
10 gotas de adoçante
1 copo de água
abacaxi

Modo de Preparo:
Lavar a canjica. De véspera, deixar de molho em 200 gramas de água. Cozinhar na mesma água com a panela tampada. Quando estiver macia, juntar o leite e mexer para engrossar. Depois acrescentar o adoçante e colocar numa taça. Polvilhar com canela. Rendimento: 1 porção

Charque acebolado

Ingredientes:
500 gramas de charque
2 cebolas graúdas fatiadas
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
pimenta-do-reino a gosto
100 gramas de bacon

Modo de Preparo:
Lavar a carne e deixar de molho em água fria por 12 horas. Escorrer, cortar em cubos grandes e cozinhar em uma panela de pressão para que fique macia, cerca de 40 minutos. Deixar esfriar, escorrer e desfie grosseiramente. Cortar o bacon em cubos e colocar em uma frigideira juntamente com o azeite. Dourar os pedaços de bacon e escorrer, reservando para outra finalidade. Na gordura que ficou na frigideira fritar bem as cebolas. Adicionar a carne desfiada e fritar por mais alguns minutos. Temperar com pimenta-do-reino e regue com o vinagre. Misturar e servir salpicando com salsinha picada.

Charque no Espeto

Ingredientes:
Rendimento: 8 pessoas
2 quilos de charque gordo

Modo de Preparo:
Lavar bem o charque e deixar de molho durante 2 horas. Espetar e enxugar com um pano bem limpo. Levar às brasas com a parte da gordura virada para o fogo. Em seguida, virar para que a gordura penetre no lado que é magro.

Chimarrão

Modo de Preparo:
1º) Colocar a erva-mate na cuia, aproximadamente até 2/3 de sua capacidade.

2º) Tampar a boca da cuia com a mão, e virar com a boca para baixo. Fazer leves movimentos para cima e para baixo.

3º) Inclinar a cuia mais ou menos 45º e retirar a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior (cestinho da cuia), formando uma trama que facilitará a entrada de água na peneira da bomba.

4º) Na mesma posição anterior, despejar água fria ou morna (água fervente queima o mate, dando um gosto amarguento) até encima da erva, que não deverá ser molhado. Aguardar até que a água seja absorvida (2 a 3 minutos).

5º) A colocação da bomba é um momento decisivo no preparo de um bom chimarrão. Tapando o bocal com o polegar, introduza a bomba no lado cheio d'água da cuia, até o fundo do cestinho. Com movimentos de pulso, procurar a melhor posição, para que a bomba fique firme. Retirar o polegar e observe o nível da água, que deve baixar alguns milímetros. Isso prova que o chimarrão está desentupido.

6º) Com a cuia na posição vertical, colocar água quente. A temperatura ideal da água é 64 graus, obtida quando a chaleira começa a chiar.

7º) Pronto. O primeiro mate pode ser ingerido, não há nada de mal nisso, porém alguns mateadores costumam cuspi-lo fora até ouvir o "ronco" da cuia. Isso porque o primeiro mate não é o mais saboroso e a bomba retém resíduos de pó da erva.


Churrasco

Ingredientes:
1 quilo de lombo cortado em bifes ou 1 e ½ quilo de bisteca de filé, com osso
6 colheres de (sopa) de vinho tinto
1 pimenta vermelha picada
1 colher de (sopa) de sal

Modo de Preparo:
Temperar de véspera, toda a carne, bife por bife, com uma mistura de sal, óleo, vinho e pimenta. Deixar a carne de molho até a hora de grelhar. Cuidar para que a brasa não esteja muito forte, para que a carne asse por inteiro. Enquanto a carne estiver assando, regue-a (com uma colher), com o resto do molho em que ela foi temperada. Depois de pronta, sirva-a com o molho de churrasco.

Churrasco de alcatra

Ingredientes:
10 bifes de alcatra
sal grosso a gosto

Modo de Preparo:
Salpicar a carne de ambos os lados. Colocar em um braseiro forte por 10 minutos, ou até a carne soltar da grelha. Virar a carne para churrasquear. Servir em seguida.

Churrasco de charque com pirão

Ingredientes:
½ de charque novo e gordo
½ quilo de farinha de mandioca
1 litro de leite frio

Modo de Preparo:
Utilizar o “charque novo”, ou seja, com poucos dias de salgo e depois de dessalgado, levá-lo para assar. Deixar dourar e servir acompanhado de pirão feito com farinha de mandioca e leite frio, na proporção de 1 por 2. Este pirão é cru, devendo o leite e a farinha ser misturados com certa antecedência. Temperar com sal e açúcar. O pirão é levemente adocicado. Serve 4 pessoas.

Churrasco de costela na panela de pressão

Ingredientes:
2 quilos de costela bovina (ripa)
1 quilo de lingüiça toscana de porco

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, colocar a costela com o osso virado para baixo, até cobrir o fundo da panela, e por cima da 1º camada de costela, colocar a lingüiça, lembrando de furar com um garfo ou faca. Fazer camadas intercalando costela e lingüiça até que terminar ambos. Colocar em fogo alto, e quando começar a dar pressão, contar 40 minutos. Está pronto o churrasco de panela.

Churrasco de panela

Ingredientes:
1 quilo de picanha bovina
1 colher e ½ de sal grosso (batido no liquidificador até ficar fininho)

Modo de Preparo:
Esquentar bem uma panela com 1 colher de manteiga. Dispor os pedaços de picanha. Colocar um pouco de sal em cima e virar. Colocar sal do outro lado.

Churrasco Gaúcho

Ingredientes:
Um bom pedaço de carne bovina, que pode ser costela, picanha ou etc ...
Fogo de lenha, de gás, carvão
Sal grosso a vontade

Modo de Preparo:
Espetar de pedaço a pedaço no espeto, passar o sal e colocar no fogo. Mais ou menos a uma distancia de 25 cm. Se houver pressa ou muita fome, come-se somente chamuscada, meio a meio, correndo sangue (como eu gosto). Mas se não houver pressa e, assa-se até ficar esturicada.

Churrasquinho Gaúcho

Ingredientes:
250 gramas de alcatra em cubos
1 colher (chá) de tempero em pó para carne
2 colheres (sopa) de molho inglês
4 azeitonas verdes sem caroço
1 cenoura cozida em rodelas
1 batata cozida em cubos

Modo de Preparo:
Temperar a carne com o tempero em pó e o molho inglês na vasilha de plástico. Espetar, alternadamente, cubos de carne, cenoura, batata e azeitona em palitos para churrasco. Colocar em uma fôrma refratária e, levar para assar no microondas por 10 minutos, em potência alta.

Costela

Ingredientes:
1 ponta de agulha completa (com o matambre)
Sal grosso (suficiente para cobrir a carne)
½ litro de vinagre de vinho tinto
½ de água
Manteiga
Cebola
Alecrim
Alho

Modo de Preparo:
Em uma forma quadrada (que caiba a costela sem cortar) colocar a costela com os ossos virados para baixo. Bater todos os temperos no liquidificador. Esfregar somente na parte de cima da costela. Cobrir com uma camada de sal grosso toda a carne, na forma, colocar ½ litro de vinagre e ½ litro de água. Não deixar cair muito sal na água para não salgar. Levar ao forno por aproximadamente 4 horas. Após este período retirar a camada de sal e voltar ao forno (forte) para dourar por mais ou menos 10 minutos.

Costela assada

Ingredientes:
2 ripas inteiras de costela de boi
6 dentes de alho socados
suco de ½ limão
caldo de carne
sal

Modo de Preparo:
Temperar a carne com os ingredientes descritos. Assar por 3 horas no forno médio com papel laminado. Abrir a assadeira, e deixar assando até dourar, virando e regando com o caldo. Se necessário colocar um pouco de água fervente.

Costela campeira

Ingredientes:
Peça inteira ou partes de costela bovina
Sal Grosso

Modo de Preparo:
Cobrir a carne com sal grosso depois de espetada. Manter fogo brando nas laterais a mais ou menos 80Cm de distância por no mínimo 6 horas. Não cortar antes de pronta.

Costela de porco à chilena

Ingredientes:
1 costela de porco (a peça inteira)
Páprica picante e cominho em pó
3 dentes de alho amassados
Louro, tomilho e orégano
Sal e pimenta a gosto
3 cebolas picadas
½ de vinagre
½ de óleo

Modo de Preparo:
Misturar o alho com os demais temperos em uma vasilha. Esfregar em toda peça de carne e deixar de molho no tempero, de 3 a 4 horas. Levar ao forno, em um refratário. Quando estiver assada de todos os lados, espalhar as cebolas em volta. Continuar assando, regar constantemente com o próprio caldo.

Costela de Porco no Espeto

Ingredientes:
2 colheres ervas finas desidratadas
1 ripa de costela de porco (800 gramas)
1 litro de água
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, colocar a água, o sal e as ervas finas. Deixar cozinhar por 30 minutos depois de pegar pressão. Apesar dela estar "branca", já ficou pré-cozida e com um gosto delicioso. Depois de cozida, colocar a ripa de costela num espeto duplo e levar para a churrasqueira por mais 20 minutos em braseiro moderado e a 40 cm dele. Primeiro com o osso para baixo, depois virá-la. Quando estiver douradinha, retirar e cortar.

Costela Gaúcha com Ervilha

Ingredientes:
1 quilo de costela gaúcha
1 lata de ervilha verde (sem a água)
1 colher (sopa) vinagre de maçã
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) colorau
½ xícara de coentro picada
½ xícara de cebolinha picada
½ xícara de salsinha picada
3 dentes grandes de alho amassado
1 e ½ cebola média picada
1 pimentão médio picado
2 tomates médio picado
½ litro de água
sal a gosto

Modo de Preparo:
Temperar a costela com alho e sal. Reservar. Em uma panela, refogar 1 cebola no óleo, juntar a costela refogando até dourar. Colocar na pressão com um pouco de água, por 20 minutos, depois de cozida, reservar. Colocar o restante da cebola, após colocar o coentro, a cebolinha e a salsinha. Refogue. Deixar dar uma ferventada, e acrescentar o pimentão, o tomate, o colorau e o vinagre. Juntar a costela e cozinhar por mais 5 minutos. acrescentar a ervilha e deixar por mais dois minutos.

Costela no Sal Grosso

Ingredientes:
5 quilos de costela bovina
7 quilos de sal grosso (aproximadamente)

Modo de Preparo:
Fazer uma camada de sal grosso de mais ou menos 1 cm em uma assadeira retangular. Colocar a costela na assadeira de forma com que os ossos fiquem para baixo. Cobrir a costela com mais ou menos 2 a 3 cm de sal, tomando o cuidado de não deixar partes da carne expostas, deve-se cubrir toda carne. Levar ao forno preaquecido a 250º graus e deixar por 2 horas e 30 minutos. Ao retirar a assadeira do forno quebrar a camada de cima e retirar a costela, bater um pouco para retirar o exesso de sal e servir. A quantidade de sal grosso deixa a carne no ponto, não fica salgada, o sal absorver a maior parte da gordura e água eliminadas pela carne.

Costeleta de entrecosto

Ingredientes:
1 quilo de costeletas de entrecosto
1 colher (sopa) bem cheia de gordura de porco
1 cebola cortada em rodelas finas
1 dente de alho cortado em lascas
sumo de 1 limão galego
½ copo de vinagre
pimenta do reino
cheiro verde
sal

Modo de Preparar:
Lavar bem as costelas e temperar com um molho feito de sal, cebola, alho, pimenta do reino, limão, vinagre, louro. Mexer bem e cobrir com bastante cheiro verde. Algumas horas depois, levar ao fogo uma frigideira com a gordura de porco. Quando esta estiver bem quente, começar a fritar as costeletas, deixando-as bem torradinhas. Sirva acompanhadas com farofa de ovo.

Costeletas

Ingredientes:
½ quilo de costeletas de vitela
2 colheres (sopa) de vinagre
1 pedaço de folha de louro
½ dente de alho
cheiro verde
pimenta do reino
sumo de 1 limão
1 cebola
sal

Modo de Preparo:
Fazer um molho com os temperos acima indicados e, com ele, temperar as costeletas. 2 horas depois, fritar as costeletas no óleo bem quente. Sirva acompanhandos com uma farofa de ovo.

Costeletas Assadas

Ingredientes:
1 quilo de costeletas temperada
½ xícara de vinagre de vinho
½ xícara de ketchup
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de açúcar
1 cebola
1 dente de alho
3 maçãs

Modo de Preparo:
Deixar as costeletas durante 45 minutos mergulhadas em água fervente. Enquanto isso, descascar a cebola e o alho e picar bem. Misturar o vinagre, o ketchup, o amido de milho, a páprica e o açúcar. Colocar a carne sobre a grelha e, enquanto estiver assando, regar, de vez em quando, com este molho. Descascar as maçãs, tirar o centro e cortar em rodelas. Juntar à carne - por uns 8 minutos - ou então fritar em uma frigideira com manteiga ou, ainda, cozinhar sobre folhas de repolho; pois assim tornam-se apropriadas para acompanhar a carne.

Costeletas de Gado com Lombo

Ingredientes:
1 e ½ quilos de costeletas presas ao lombo
½ colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de salsa picada
4 colheres de óleo
1 pitada de especiarias mistas
pimenta-do-reino ou páprica
Sal

Modo de Preparo:
Pulverizar a carne com a pimenta-do-reino, ou a páprica, e derramar sobre ela 2 colheres de óleo. Deixar descansar 1 hora aproximadamente e, então cozinhar na chapa, 8 a 10 minutos de cada lado. Quando virar a carne, salgar o lado já assado. Servir com manteiga de ervas preparada com manteiga amolecida, salsa picada, suco de limão e as especiarias.


Costeletas de porco em vinho tinto

Ingredientes:
5 costeletas de porco com cerca de 200 gramas cada
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de alecrim
3 colheres (sopa) de óleo
½ garrafa de vinho tinto seco
5 dentes de alho
1 maço de salsa
1 quilo de batata
2 limões
6 cravos-da-índia

Modo de Preparo:
Limpar as costeletas esfregar limão. Deixar por 30 minutos numa vinha-d'alhos feita com o óleo, o sal, o alecrim e os cravos da Índia. Numa frigideira, dourar as costeletas sem os temperos. Retirar, colocar numa travessa e manter aquecida. Fatiar a cebola e dourar na mesma gordura. Juntar o vinho. Deixar ferver por 15 minutos. Desligar o fogo e manter o molho aquecido. À parte, cozinhar as batatas com casca. Descascar e dourar na margarina. Picar bem a salsa e salpicar sobre as batatas. Servir com a carne e o molho.


Costelinha suína


Ingredientes:
1 quilo de costelinha suína, cortar em ripas com o comprimento de 5 ou 6 dedos
2 colheres (sopa) de sal
3 copos tipo requeijão de água
3 dentes de alho bem moidos
50 gramas de bacon fatiado
½ cebola média picada
Ajinomoto a gosto

Modo de Preparo:
Refogar o bacon, alho com o sal e pouco óleo. Acrescentar a carne e o ajinomoto a gosto, quando estiver dourando, acrescentar o primeiro copo de água. Quando secar toda a água, dourar novamente por 1 minuto. Repetir a opção anterior até o terceiro copo de água, ao final dourar entre 1 a 2 minutos e servir.

Costelinhas crocantes

Ingredientes:
12 costelinhas de porco
½ xícara de (chá) de farinha de milho amarela
1 colher de (sopa) de molho de pimenta
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher de (sopa) de manteiga
6 cebolinhas brancas inteiras
1 colher de (sopa) de amido de milho
½ cubo de caldo de legumes
1 xícara de (chá) de água quente
1 colher de (chá) de alecrim
1 colher de (chá) de colorau
4 colheres de (sopa) de azeite
suco de 1 limão
sal a gosto

Modo de Preparo:
Temperar as costelinhas com alecrim, sal, colorau e suco de limão. Deixar tomar gosto. Em uma tigela, misturar a farinha de milho esfarelada, o queijo e sal. Passar as costelinhas no azeite e, em seguida, empanar na farinha de milho. Transferir as costelinhas para uma assadeira e cobrir com papel-alumínio. Levar ao forno médio preaquecido e assar por 1 hora e 50 minutos, ou até ficarem assadas e douradas. Aquecer a manteiga e fritar as cebolinhas por 2 minutos, ou até dourarem. Acrescentar o amido de milho dissolvido em água fria, o caldo de legumes dissolvido na água quente, o molho de pimenta e sal. Cozinhar por mais 2 minutos, ou até o molho reduzir. Servir as costelinhas regadas com o molho.

Costelinhas de porco com molho picante

Ingredientes:
8 costelinhas de porco médias
2 colheres (sopa) de queijo parmesão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de páprica picante
2 colheres (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de farinha de milho em flocos
Sal

Molho:
1 colher (chá) de caldo de carne em caixinha
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de tabasco
6 cebolas pérolas descascadas
Sal

Modo de Preparo:
Temperar as costelinhas com o orégano, o sal, a páprica e o suco de limão. Deixar tomar gosto. Enquanto isso, misturar em uma tigela a farinha de milho esfarelada, o queijo e o sal. Passar as costelinhas no azeite e, em seguida, empanar na mistura de farinha de milho. Transferir as costelinhas para uma assadeira e cobrir com papel-alumínio. Levar ao forno médio, preaquecido, e assar por 1 hora e 50 minutos, ou até ficarem cozidas e douradas.

Molho: 
Aquecer a manteiga em uma panela e fritar as cebolas por 2 minutos, ou até dourar. Acrescentar o amido de milho dissolvido em um pouco de água fria, o caldo de carne dissolvido em ½ xícara (chá) de água quente, o tabasco e o sal. Deixar cozinhar por mais 2 minutos, ou até o molho reduzir. Servir as costelinhas acompanhadas do molho e de minimilhos em conserva assados.

Costelinhas defumadas com quirera


Ingredientes:
1 quilo de costelinhas defumadas
300 gramas de quirera de milho
½ maço de cheiro-verde picado
1 pimenta-de-cheiro
3 dentes de alho
2 cebolas médias
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lavar e deixar a quirera de molho por 30 minutos. Fritar a costelinha até ficar dourada. Acrescentar o alho e a cebola picados. Dourar bem, juntar água aos poucos e cozinhar até a costelinha ficar macia. Juntar a quirera e cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta. Polvilhar com o cheiro-verde e servir.

Cuca caseira 

Ingredientes Massa:

1 kg. de farinha de trigo, 

3 ovos, 

2 colheres de chá de fermento Fleischmann,

2 xic. de açúcar ou agosto, 

1 xíc. de leite,

2 colheres de sopa de banha,

1 pt de sal.



Ingredientes Cobertura:

3 colheres de sopa de manteiga,

1 colher de sopa de banha,

1/2 xic. de açúcar cristal,

1/2 xic. de farinha de trigo,

canela em pó



Modo de preparo da massa:

1. Coloque o fermento a fermentar: 2 colheres de chá de fermento, 1 colher de sopa de açúcar e 1/2 copo de água morna.

2. Depois de bem levedado, junte aos outros ingredientes até obter uma massa de bolo não muito mole.

3. Deixe descansar para levedar a massa.

4. Coloque em assadeira untada com gordura, deixe crescer novamente.

5. Coloque a cobertura, leve ao forno bem quente.



Modo de preparo da cobertura:

Junte a manteiga, banha, açúcar, farinha, canela em pó, até formar uma farofa, cubra a cuca.

Obs: querendo enriquecer a cuca, coloque passas de uva na massa, e frutas em calda, como cobertura.



Cuca de Banana Gaúcha

Ingredientes:
Massa:
1 colher de fermento em pó
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
½ copo de óleo
4 ovos

Farofa:
1 e ½ colher de canela em pó
2 e ½ colheres de margarina
2 xícaras de farinha
7 bananas

Modo de Preparo:
Massa:
Bater as claras em neve e vai colocando as gemas, uma a uma, acrescentar os outros ingredientes e bater na batedeira sem parar, até colocar toda a farinha. Por último, acrescentar o fermento.

Farofa:
Misturar a farinha de trigo, o acúcar, a margarina e a canela em pó e amassar com as mãos.
Cortar as bananas em rodelas. Untar e esfarinhar a forma. Colocar a massa, por cima as bananas e por último, a farofa. Deixar assar por aproximadamente 1 hora ou até dourar bem.

Cuca Gaúcha

Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de açúcar
goiabada em pedaços pequenos
canela-da-china em pó
2 ovos
leite

Modo de Preparo:
Bater a manteiga com açúcar e reservar. Bater as claras em neve e juntar as gemas. Misturar a mistura de claras com a reservada. Adicionar o fermento em pó e o leite. Unte a fôrma, polvilhar com farinha de trigo e adicionar a massa. Por cima, colocar os pedaços de goiabada e polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno médio por 30 minutos.

Cuca Gaúcha de Frutas

Ingredientes:
Massa:
1 quilo de farinha de trigo (mais ou menos)
400ml de leite morno (2 copos de requeijão cheios)
5 ovos
½ xícara mais 1 colher (sopa) margarina
3 xícaras ( chá) rasas de açúcar
2 colheres (sopa) rasas fermento biologico fresco
2 colheres (sopa) rasas de conhaque
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de óleo
1 cacho grande de uva tipo Rubi
1 pitada de sal

Farofa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícara de açúcar
canela em pó a gosto
margarina até dar ponto de farofa bem granulada, começar com 1 colher (sopa) cheia

Modo de Preparo:
Separar um copo do leite morno e deixar esfriar um pouco mais para dissolver o fermento. Colocar o restante em uma vasilha funda e acrescentar o açúcar. Misturar, depois acrescentar a margarina e o óle e ir mexendo bem, para dissolver tudo. Colocar os ovos (tirar a pele das gemas ou peneirar), o fermento dissolvido, o sal, a canela e o conhaque e ir misturando tudo bem. Acrescentar, aos poucos, a farinha e começar a misturar com a mão, puxando para cima, como se fosse um puxapuxa. O ponto é de pão mole, mais consistente que bolo. Puxar até borbulhar. Despejar em forma untada e enfarinhada (retangular de 25x35) e deixar descansando em local fechado (armário ou o forno desligado), até quase dobrar de tamanho de 30 a 45 minutos, dependendo do tempo (se frio ou calor). Enquanto isso, partir as uvas ao meio e tirar a semente. Polvilhar com açúcar misturado com canela e deixar tomando gosto e umidecendo, até a massa estar crescida. Pode ser utilizada maça picada, banana em fatias ou goiabada pura picada no lugar de uva. Enfiar as metades na massa em toda sua extensão, deixando um pequeno espaço entre uma metade e outra. Pincelar com uma gema batida (opcional) e polvilhar com a farofa, cobrindo tudo e não deixando espaços sem farofa. Levar ao forno préaquecido por mais ou menos 40 minutos ou até dourar a farofa e os lados, pois dentro fica molhadinha.

Doce de Abóbora 


Ingredientes:

1 kg de abóbora descascada
1 colher (sopa) de cal virgem para uso culinário
4 xícaras de açúcar 
2 xícaras de água 
12 cravos-da-índia 
1 canela em pau 

Modo de Preparo: 
Corte a abóbora em cubos de 3 cm. Desmanche a cal em 2 litros de água fria e despeje sobre as abóboras. Deixe descansar por 2 horas. Escorra e elimine a água. Lave os pedaços de abóbora em água corrente por 2 ou três vezes. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve à fervura, adicione os cravos e a canela. Fure de leve os pedaços de abóbora para que absorvam a calda e coloque-os na panela. Ferva em fogo baixo para que os pedaços de abóbora fiquem firmes porém macios. Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma compoteira. Reduza a calda até o ponto de fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.

Doce de Abóbora com Coco

Ingredientes:
1 quilo de abóbora vermelha
canela em pau a gosto
750 gramas de açúcar
1 coco ralado
cravo-da-índia

Modo de Preparo:
Descascar a abóbora e ralar na parte grossa. Juntar o açúcar, o cravo, a canela e colocar para cozinhar em fogo bem baixo. A seguir, misturar o coco e deixar cozinhar por, pelo menos, mais 5 minutos. Acrescentar o cravo-da-índia e a canela em pau. Deixar esfriar e servir.

Doce de abóbora em camadas

Ingredientes:
2 xícaras de (chá) de doce de abóbora com coco em pasta
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
¼ de xícara de (chá) de água
2 colheres de (sopa) de açúcar
1 xícara de (chá) de requeijão
Tiras de coco fresco para decorar
1 lata de creme de leite

Modo de Preparar:
Hidrate a gelatina na água e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo até dissolver; sem deixar ferver. Bata no liqüidificador com o creme de leite, o açúcar e o requeijão. Espalhe um pouco do doce de abóbora em um refratário e despeje o creme de requeijão por cima. Leve para gelar por 2 horas. Cubra com o doce de abóbora restante. Leve à geladeira por mais 30 minutos, decore com as tiras de coco e sirva em seguida.

Doce de Figo

Ingredientes: 

2 kg de figos verdes; 10 xícaras (1,8 kg) de açúcar; 6 cravos-da-índia; 5 pedaços de canela;



Modo de Preparo:

1 - Lave bem os figos, escorra, faça um pequeno corte em cruz no fundo de cada um e elimine os cabinhos.

2 - Lave novamente os figos, coloque numa panela grande, cubra com água fria, leve ao fogo alto e deixe ferver. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macios.

3 - Tire os figos do fogo, escorra bem e deixe esfriar. Coloque num saco plástico e deixe no freezer por cerca de 2 horas ou até ficarem congelados.

4 - Passe os figos em água corrente, esfregando-os um a um com as mãos para soltar a pele. Lave-os novamente e deixe escorrer bem.

5 - Enquanto isso, prepare a calda; numa panela grande coloque 2 litros de água, o açúcar, os cravos e a canela, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe começar a ferver. Pare de mexer e cozinhe até a cada ficar em ponto de fio grosso.

6 - Acrescente os figos, deixe ferver e cozinhe por cerca de 30 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar na calda até o dia seguinte.

7 - Coloque novamente no fogo e, assim que ferver, cozinhe por mais 30 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. Prove um figo; se estiver macio e saboroso, o doce estará pronto, se não, deixe na calda até o dia seguinte e repita a operação mais uma vez. Depois de frio, coloque o doce numa compoteira e sirva.

RENDIMENTO: 12 porções

Estrogonofe mignon Gaúcho completo

Ingredientes:
1 quilo de filé mignon cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de requeijão
1 colher de mostarda
4 colheres de catchup
1 lata de creme de leite ou 300 gramas de creme de leite fresco
1 maço de cebolinha e salsinha picadas
1 dente de alho amassado ou picadinho
1 pote de champignon pequenos
1 taça de vinho tinto seco
400 ml de molho de tomate
1 cebola grande picada
2 col de azeite de oliva
1 lata de milho verde
Sal a gosto
Batata palha

Modo de Preparo:
Colocar a carne de molho no vinho tinto 30 minutos antes de preparar. Refogar a cebola e o alho no azeite de oliva até ficar dourado. Em fogo alto colocar a carne e deixar fritar por 15 minutos, mexendo sempre até a carne ficar bem frita. Baixar o fogo e colocar o molho de tomate, metade da salsa e cebolinha picada, o vinho que sobrou, o catchup o champignon e o milho verde, deixar fervendo em fogo baixo por 15 minutos, mexendo esporadicamente. Desligar o fogo e acrescer 1 lata de creme de leite sem soro ou creme de leite fresco e o requeijão. Acrescentar o restante da cebolinha e salsa e polvilhar com batata palha. Para acompanhar arroz branco, salada verde e vinho tinto suave.

Feijão campeiro

Ingredientes:
1 quilo de feijão preto
3 pedaços de osso com tutano (caracu)
1 pimentão sem sementes
½ quilo de charque gordo
100 gramas de toucinho
½kg de lingüiça fina
4 folhas de louro
6 dentes de alho
1 cebola

Modo de Preparo:
Deixar dormir de molho, o feijão já escolhido e o charque, em recipientes separados. Colocar o feijão com água 5 dedos acima. Dê uma refogada levar no charque e na lingüiça, cortados em tabletes e rodelas miúdas. Quando o feijão estiver a meio caminho, colocar o charque, a lingüiça, os ossos, o pimentão sem sementes e a folha de louro. Cortar bem miúdos a cebola e o alho e fritar à parte. Quando o feijão estiver cozido, esmague um pouco os grãos, para engrossar o caldo e juntar a cebola, o alho e a gordura em que foram fritas. Salgar a gosto e deixar cozinhar por mais 20 minutos.

Feijão mexido

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca temperada ou farofa pronta
1 quilo de feijão de fradinho ou de corda cozido e escorrido
1 gomo de linguiça calabreza apimentada sem pele
1 maço de cheiro verde picado
150 gramas de bacon picado
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho picados

Modo de Preparo:
Esfarelar a linguiça e fritar bem junto com o bacon, quando estiverem bem fritos juntar a cebola e o alho e refogar, desligar o fogo juntar o feijão cozido e escorrido a farinha de mandioca e o cheiro verde. Para variar você pode acrescentar rodelas de banana nanica bem madura ou mudar o tipo de feijão.

Feijão-de-tropeiro

Ingredientes:
1 quilo de feijão
100 gramas de toucinho defumado em pedacinhos
½ colher de (sopa) de tempero misturado
cheiro-verde picado a gosto
½ xícara de (chá) de farinha de mandioca
torresmo e lingüiça frita a gosto
1 receita de couve à mineira
1 cebola grande picada
óleo o suficiente
5 ovos

Modo de Preparo:
Cozinhar o feijão sem desmanchar os grãos. Deixar escorrer bem numa peneira. Colocar óleo numa panela e fritar ligeiramente o toucinho. Acrescentar o tempero e a cebola, mexendo sempre. Fritar os ovos num pouco de óleo, mexendo até que fiquem esfarelados. Acrescentar o feijão, o toucinho, o cheiro-verde e, por último, a farinha de mandioca, mexendo ligeiramente. Colocar numa travessa, enfeite com pedaços de lingüiça frita e torresmos por cima. Servir com couve.

Feijoada gaúcha 


Ingredientes:

1 Kg de feijão
½ kg de carne seca
½ kg de lombo
½ Kg de costela
½ Kg de lingüiça calabresa
½ Kg de paio
3 rabos
3 orelhas
3 pés


Modo de Preparo:

Deixe de molho o feijão de um dia para o outro e cozinhe em panela de pressão por 30 minutos.
Corte as carnes em pedaços e coloque de molho de um dia para outro.
No dia seguinte coloque as carnes em uma panela e deixe ferver em água por 30 minutos.
Misture o feijão com a carne escaldada com aproximadamente quatro litros de água quente. Deixe cozinhar.

Temperos:

½ xícara (chá) de óleo
200g de bacon picado
2 cebolas picadas
3 tomates sem pele picados
½ xícara de salsinha e cebolinha
3 folhas de louro
Sal e pimenta-do-reino
½ copo de pinga
Suco de laranja
2 laranjas inteiras

Refogue todos os ingredientes, exceto a pinga e a laranja.
Misture o refogado na feijoada, coloque a pinga e a laranja e deixe cozinhar por aproximadamente 3 horas em fogo baixo.
Acompanhe com arroz branco, couve refogada, farofa, molho de feijoada, torresmo, banana à milanesa e bisteca grelhada.

Galinha Gaúcha


Ingredientes:
1 xícara de óleo de soja (para refogar a cebola e pimentão e fritar o frango)
2 xícaras de leite cozido
2 pãezinhos francês picados em pedaços bem pequenos
Usar pote de tempero completo (sal, alho e etc) a gosto
4 coxas com sobrecoxas cozidas e desfiadas
1 lata de creme de leite
3 ovos cozidos e picados
1 pitada de pimenta do reino
1 lata de ervilha
½ pimentão
2 cebolas

Modo de Preparo:
Refogar a cebola e pimentão no óleo, logo após acrescentar o frango desfiado e fritar, o óleo será acrescentado no decorrer da fritura. Para que o frango não fique seco, quando observar que fritou mais ou menos 10 minutos. Colocar uma xícara de leite, a ervilha e o ovo cozido, tudo isso em fogo baixo e sempre mexendo para não deixar queimar no fundo da panela. Colocar agora a pimenta, e temperar a gosto, deixar ferver mais sempre mexendo a panela. Colocar agora o creme de leite e temperar novamente com o tempero completo a gosto. Colocar a segunda xícara de leite e observe a densidade, depois vá colocando os pedacinhos de pãozinho francês até o alimento ficar em uma densidade quase seca. Verificar mais uma vez o sabor e pronto pode desligar e servir ainda quente.

Galinhada Gaúcha

Ingredientes:
1 quilo de sobrecoxa de frango
4 colheres (sopa) de azeitona verde picadas
3 colheres (sopa) de azeite
3 xícaras (chá) de arroz
3 cebolinhas verde picados finamente
3 tomates sem cascas e picados
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 pimentão amarelo picado
½ copo de vinho branco
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
pimenta-do-reino preta
1 litro de caldo de frango
parmesão ralado
sal

Modo de Preparo:
Temperar o frango com sal, pimenta-do-reino, 1 dente de alho e o vinho branco. Deixar marinar por pelo menos 30 minutos. Retirar os pedaços de frango do tempero e reservar o caldo. Refogar bastante, até que fiquem bem dourados. A pele do frango é importante para ele não ressecar, mas se você preferir uma comida mais light, retirar, mas tome cuidado com o ponto do refogado. Acrescentar então a cebola, o restante do alho e a azeitonas. Colocar o arroz devidamente lavado e escorrido e fritar todos juntos com o frango por mais alguns minutos. Adicionar os pimentões e o tomate. Colocar o líquido da marinada e o caldo de frango, corrijir o sal, misturar tudo pela última vez, tampar parcialmente a panela até que o arroz cozinhar (aproximadamente 15 minutos, dependendo do seu fogão). Não deixar que a galinhada fique completamente seca, nem com muito caldo. O ponto é ligeiramente empapado. Se necessário, pingar um pouco mais de água ao final do cozimento, ou aumentar um pouco o tempo de fogo. Vai depender de sua sensibilidade e do seu paladar. Servir bem quente, polvilhada com muito queijo ralado. 

Goulash Gaúcho

Ingredientes:
1 peça de vazio (carne)
1 colherinha de paprica
2 pimentões vermelhos
um copo de molho branco
1 dente de alho
1 cebola
2 tomates
óleo

Modo de Preparo:
Cortar o vazio em tiras grossas tipo strogonoff. Em uma panela de pressão dourar no óleo, colocar a carne dourar. Acrescentar a cebola depois de dourar bem colocar um pouco de agua e fechar a panela deixar uns 15 minutos. Depois, abrir e acrescentar os tomates e os pimentões batidos no liquidificador. Fechar a panela por mais 5 a 10 minutos e por último preparar um copo de molho branco com 1 copo leite uma colher de manteiga e uma colher de farinha depois acrescentar junto a carne e mais 5 minutos de fervura até o molho dar uma engrossada.

Macarronada Campeira

Ingredientes:
1 e ½ quilos macarrão (caseiro)
1 quilo carne moída (de 1ª)
2 xícaras (chá) de cebolinha verde
2 xícaras (chá) de salsinha
2 colheres (sopa) de sálvia
2 colheres (sopa) de manjerona
2 colheres (sopa) de óleo
500 gramas queijo parmesão ralado
250 gramas margarina
1 quilo de tomate
1 quilo de cebola
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Aquecer uma panela de ferro com uma colher (sopa) de óleo. Após esse aquecimento colocar 150 gramas de margarina e fritar a carne moída até dourar. Reservar. Fazer o mesmo em outra panela, com o tomate e a cebola (picados), usando o restante do óleo e da margarina. Depois de 20 minutos, acrescentar a carne moída e mantenha em fogo baixo por mais 30 minutos, acrescentando aos poucos, a salsinha, a cebolinha, a sálvia, a manjerona e o sal (sal a gosto). Neste intervalo, cozinhar o macarrão, com água, com óleo e salgada a gosto. Escorrer e misturar o molho, salpicando o queijo ralado ainda na panela.

Matambre enrolado

Ingredientes:
1 e ½ quilos de matambre
250 gramas de lingüiça de porco picada
1 maço médio de cheiro verde
1 pimenta dedo-de-moça picada
100 gramas de bacon picado
óleo de soja para fritar
3 cebolas médias
4 dentes de alho
Sal

Ingredientes:
Lavar a carne, secar, retirar as aparas e temperar com sal dos 2 lados. Reservar. Lavar o cheiro-verde, separar somente as folhas e picar finamente. Descascar as cebolas e picar em pedaços bem pequenos. Descascar o alho e cortar em tiras finas. Numa superfície lisa, abrir a carne com a parte gordurosa para baixo. Espalhar o cheiro-verde, as cebolas, o alho, a pimenta, o bacon e a lingüiça. Enrolar a carne como um rocambole e amarrar com um barbante bem grosso. Prender bem para o recheio não escapar. Colocar 1 litro de óleo na panela de pressão, dispor o matambre, tampar a panela e levar ao fogo por 2 horas. Na metade do tempo de cozimento, retirar a panela do fogo e virar o matambre de lado. Dispor a carne numa travessa, retirar o barbante e cortar em fatias de 2 a 3 cm de largura.

Matambre recheado

Ingredientes:
1 matambre com cerca de 1 e ½ quilos
1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
4 dentes de alho amassados com sal
1 colher de (sopa) de grãos de coentro
1 colher de (chá) de cravo em pó
1 garrafa de vinho branco suave
200 gramas de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) cheia de farinha de rosca
2 colheres de (sopa) de sal
1 maço de salsa
4 ovos

Modo de Preparar:
Temperar o matambre com sal, pimenta, alho, coentro, cravo e vinho. Deixar tomar gosto por 6 horas. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas, a salsa, o queijo, a farinha de rosca e misturar bem. Abra a carne com a parte interna para cima e espalhar o recheio. Enrolar como um rocambole, tendo o cuidado de não apertar muito. Costure e amarre. Envolver o matambre num pano de algodão, amarrando as pontas. Colocar na panela de pressão com os temperos da marinada, cobrir com água e levar ao fogo alto até ferver. Abaixar o fogo e deixar cozinhar por 1 hora ou até ficar macio. Deixar a panela esfriar um pouco e retirar a carne, mantendo amarrada até esfriar totalmente. Servir cortado em fatias finas.

Mondongo (Bucho) ou dobradinha


Ingredientes:
1 quilo de mondongo
2 colheres (sopa) de óleo
2 tomates sem pele e sem sementes
250 gramas de farinha de mandioca
Tempero verde
1 cebola
Sal

Modo de Preparo:
Limpar o mondongo e eferventá-lo por 1 ou 2 horas, conforme a idade do boi (novo ou velho) para amolecer, colocando sal depois de meio mole para não ressabiar. Limpar novamente corta-lo em tiras, Fazer um refogado com a cebola picada, gordura, os tomates sem pele e sementes e tempero verde picado, sal a gosto. Acrescentar o mondongo refogado bem, adicionar um pouco de água e deixar ferver até reduzir um pouco o caldo. Minutos antes de servir engrossar levemente o caldo com farinha de mandioca. Serve 4 pessoas.

Nhoque Gaúcho

Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
10 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de manteiga
4 copos de farinha de trigo
1 copo de açúcar
1 copo de leite
3 ovos

Modo de Preparo:
Misturar todos os ingredientes, amasse bem e cortar em pedacinhos como nhoques. Levar para assar em fôrma untada. Depois de assados passar por uma calda de açúcar e depois em açúcar refinado. Esperar esfriar e guarde em recipientes fechados.

Panqueca gaúcha

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher ( sopa) de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
½ copo de leite
1 pitata de sal
2 ovos

Molho branco:
1 colher e ½ de amido de milho
1 colher (sopa) margarina
1 xícara de leite
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador. Preaquecer uma frigideira com uma colherinha de óleo ou margarina. Colocar a massa na frigideira com o auxílio de uma concha. Deixar assar até que a borda obtenha uma cor dourada. Virar a panqueca e rechear ao seu gosto (carne, queijo e presunto, frango etc) deixando dourar o outro lado. Enrolar e reservar em um pirex. Cobrir com molho branco polvilhado com queijo ralado e levar ao forno pouco antes de servir só para aquecer e derreter o queijo. Sempre que quiser pode aumentar a quantidade, é só dobrar a receita.

Molho branco:
Colocar todos os ingredientes na panela e vai cozinhando até fazer um creme, cuidado para não empelotar, no final se quiser colocar uma lata de creme de leite junto ao creme pode. Esse creme pronto é só jogar nas panquecas e salpicar com queijo ralado e ir ao forno.

Pão de Queijo Gaúcho

Ingredientes:
2 copos de queijo mussarela ralado
1 copo de óleo não muito cheio
2 copos de polvilho
1 copo de leite
1 copo de água
sal (a gosto)
4 ovos

Modo de Preparo:
Ferver a água, o leite, o óleo e o sal. Após fervido, escaldar o polvilho. Deixar esfriar. Acrescentar os ovos e amassar bem. Acrescentar o queijo e misturar. enrolar bolinhas e levar ao forno quente, por aproximadamente 40 minutos. Rende 80 pães de queijo.

Pão Gaúcho


Ingredientes:
10 colheres de óleo
10 colheres de açúcar
1 quilo de farinha de trigo
½ copo de leite
Uma pitada de sal
1 e ½ copo de água
2 ovos

Modo de Preparo:
No meio copo de água adicionar 1 colher de fermento (para pão) e 1 colher de açúcar. Deixar crescer. Colocar os ingredientes numa bacia e juntar o conteúdo do meio copo. Adicionar a farinha de trigo, amassar bem, e juntar os ovos. Amassar até a massa não grudar nas mãos.

Picanha Gaúcha no Forno

Ingredientes:
1 Picanha inteira mais ou menos 1.200 gramas
1 Assadeira retangular que caiba a picanha inteira
1 quilo de sal grosso para churrasco

Modo de Preparo:
Colocar a picanha inteira sobre a assadeira com a parte da gordura para cima. Cobrir toda a picanha com o sal grosso (não se preocupe) Aquecer o forno mais ou menos 180º graus. Colocar no forno a assadeira e deixar assar por 45 minutos. Retirar do forno. Retirar a capa DURA de sal que cobre a picanha (jogue fora, não serve mais). Vá fatiando a picanha e servindo em seguida, está pronta. Acompanha uma salada de rúcula com arroz branco.

Pizza gaúcha

Ingredientes:
1 colher de fermento em pó químico
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
4 xícaras de Farinha para dar ponto
Molho e recheio a gosto
1 copo de leite morno
1 ovo

Modo de Preparo:
Colocar os ingredientes em uma tigela, exceto o fermento e a farinha. Misturar bem. Adicionar farinha até a massa parecer desgrudar do fundo. A massa é realmente meio mole, gruda um pouco nas mãos. Adicionar fermento e amasse mais um vez. Untar com óleo uma forma e ajeitar a massa. Despejar por cima um molho de tomate com os ingredientes de sua preferência, podendo acrescentar salsichas picadas, atum ou sardinha. Levar ao forno por 25 minutos, a 230º.

Puchero

Ingredientes:
1 quilo de carne de peito ou agulha
2 colheres (sopa) de óleo
4 batatas doces
250 gramas de lingüiça
1 aipim cortado
2 espigas de milho verde
2 pedaços de abóbora “moranga”
1 quilo de farinha de mandioca
1 cebola inteira
2 cenouras
2 batatas inglesas
2 pés de couve
Pimenta
Sal

Molho:
1 colher de vinagre
1 colher de óleo
Tempero verde
1 cebola
4 tomates
1 pimentão

Modo de Preparo:
Em um panelão colocar 1 quilo de carne de peito ou agulha, cortado em 3 ou 4 pedaços, 1 cebola inteira, óleo, e cobrir com 2 ou 3 litros de água. Levar para cozinhar. Quando a carne estiver quase cozida, acrescentar as batatas doces descascadas, inteiras, a lingüiça em pedaços, o aipim, as cenouras, as batatas inglesas, os pés de couve amarrados em trouxas, o milho verde e 2 talhadas de abóbora (poderão ser acrescentados quaisquer outros legumes ou verduras). Os vegetais deverão ser colocados no panelão, de acordo com o seu tempo de cocção, e quando estiverem cozidos deverão ser retirados em uma travessa e conservados quentes. Verificar o sal e retemperar, acrescentando pimenta verde a gosto. Após a cocção dos vegetais, retirar parte do caldo e preparar um pirão de farinha de mandioca, largada em chuva sobre o caldo, mexendo-se constantemente para não encaroçar. A farinha deve ficar bem cozida. Os vegetais deverão ser cobertos com a sobra do caldo fervido. À parte, fazer um molho com cebola, tomates sem peles e sem sementes, pimentão e tempero verde picado. Temperar com sal, óleo, vinagre, e pimenta. Devemos calcular a quantidade de vegetais de acordo com o número de pessoas a serem servidas, e na proporção de uma unidade de cada tipo. A couve e a abóbora deverão ser empregadas nas proporções indicadas na receita. Servir o cozido da seguinte maneira:

Vegetais: quentes, em travessa grande, agrupados.
Carne: quente, em travessa, sem caldo.
Pirão: quente, em travessa ovalada.
Molho: cru, em molheira (dispensável). Serve 4 pessoas.

Pudim Gaúcho

Ingredientes:
1 colher (sopa) de amido de milho
1 quilo de açúcar
1 abacaxi grande
1 coco grande
12 ovos

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o coco com os ovos e metade do abacaxi. Colocar em uma vasilha e acrescentar o açúcar, o amido de milho e a outra metede do abacaxi picado. Colocar em uma forma untada com manteiga e povilhada com açúcar.

Quibebe Gaúcho

Ingredientes:
1 quilo de abóbora moranga
2 colheres (sopa) de margarina
açúcar
sal

Modo de Preparo:
Cortar a abóbora em cubos e cozinhar em fogo médio, com água suficiente para cobrir os pedaços. Aguarde cozinhar até desmanchar, adicionando então a margarina e mexendo bem, para virar um creme. Adicionar o açúcar, o sal e servir quente.

Rabada

Ingredientes:
1 rabada cortada pelas juntas, sem gordura e temperada com:
vinho tinto, azeite de oliva, alho, salsinha, pimenta-do-reino e sal
1 xícara de agrião grosseiramente picado
4 tomates maduros s/pele e sementes, em cubinhos
cebolinha verde em aneis finos
50 ml de azeite de oliva
50 gramas de bacon picado
2 dentes de alho picado
1 cebola picada
1 folha de louro
sal e pimenta
salsinha picada

Modo de Preparo:
Dourar a rabada no azeite, acrescentar água fervente e a folha de louro e cozinhar até que a carne comecar a desprender do osso. Retirar do fogo e reservar. Deixar o caldo esfriar e desengordurar. Fritar o bacon em um pouco de azeite, acrescentar a cebola e o alho e dourar. Juntar o caldo reservado e cozinhar para apurar. Acrescentar a rabada e o tomate e cozinhar. Temperar com sal, pimenta, salsinha e cebolinha e deixar em fogo brando para apurar e mesclar os sabores. Na hora de servir juntar o agrião e aquecer bem. Servir com polenta grelhada.

Rabada ao vinho tinto


Ingredientes:

Molho:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
2 tomates (sem pele) picados
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco 
1 tablete de caldo de carne 
3 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-vermelha a gosto
1kg de rabada de boi cortada pelas juntas
2 colheres (sopa) de óleo 
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro 

Modo de Preparo: 
Em uma panela grande coloque a rabada e cubra com água. Deixe ferver por 10 minutos para retirar o excesso de gordura. Escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente a rabada, o louro e 1 litro de água fervente. Deixe cozinhar por 40 minutos ou até que a carne esteja macia, mas sem soltar do osso. Se for necessário, acrescente mais água. Escorra toda a água e reserve. Molho: em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte os tomates, o vinho e o tablete de carne e cozinhe por cerca de 10 minutos. Coloque a rabada no molho e cozinhe por mais 10 minutos. Salpique com a salsinha, coloque em um refratário e sirva em seguida.

Rabada Gaúcha


Ingredientes:
1 e ½ quilos de rabo bovino
2 colheres (sopa) de óleo de soja
4 tomates sem peles, sem sementes
3 dentes de alho amassados
4 batatas em cubos médios
1 pimentão verde picado
3 folhas de louro
1 cebola picada

Modo de Preparo:
Numa panela de ferro, acrescentar o óleo e espere esquentar. Colocar em seguida, a rabada cortada em pedaços, junto com a cebola para fritar. Acrescentar o alho, o pimentão, os tomates picados e o louro, deixando cozinhar por alguns minutos. Quando o molho começar a ficar homogêneo, adicionar a batata, um pouco de água e tampar a panela. Mexer de vez em quando, acrescentando água se necessário, até que a rabada e a batata estejam bem cozidas. Servir a seguir.

Rigatone Ensopado com Costela Gaúcha

Ingredientes:
1 pacote de 500 gramas de rigatoni
1 pedaço de costela gaúcha com 1 quilo e meio
1 colher (sopa) de extrato de tomate
½ xícara de azeite extravirgem
1 maço de cheiro verde, picado
5 dentes de alho, processados
1 cebola média, picada
1 tomate médio picado
sal a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhar a costela em pedaços, em uma panela de pressão, com 2 litros e meio de água e sal a gosto, por 45 minutos ou até que ela fique macia. (reservar) Em uma panela grande, refogar o alho e a cebola com o azeite. Acrescentar a costela cozida e deixar refogar um pouco. Acrescentar a água do cozimento e deixar ferver por mais 5 minutos. Acrescentar o tomate e o extrato de tomate e deixar o caldo apurar por mais 5 minutos. Acrescentar o rigatoni (que deverá ficar completamente coberto pelo caldo) e o cheiro verde. Verificar o sal. Quando o rigatoni já estiver cozido, apagar o fogo e deixar a panela fechada por mais 5 minutos para apurar, antes de servir.

Risoto de Carreteiro

Ingredientes:
700 gramas de carne de churrasco
2 xícaras de arroz italiano
2 xícaras de caldo de legumes ou água quente
1 xícara de vinho branco
1 xícara de requeijão
100 gramas de queijo ralado
1 cebola picadinha
2 alhos picadinhos

Modo de Preparo:
Picar a carne em cubinhos pequenos, fritar numa frigideira grande, adicionar o arroz e depois a cebola e alho. Acrescentar o vinho, mexendo sempre, e aos poucos, o caldo. Depois de uns 10 minutos mexendo e acrescentando caldo, adicionar o requeijão e metade do queijo. Servir em prato fundo e colocar o queijo por cima.

Sagu ao vinho tinto


Ingredientes:
1 xícara de sagu 
4 xícaras de água 
3 xícaras de vinho tinto 
1 xícara de açúcar 
1 pau de canela 
4 cravos-da-índia 

Modo de Preparo: 
Coloque para ferver a água em uma panela. Assim que estiver fervendo, coloque o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Em outra panela coloque o vinho, cravo e canela e ferva por 10 minutos. Despeje a mistura de vinho na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Se necessário, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar. Ferva por um minuto e retire do fogo. Sirva com creme de leite batido.

Salada Gaúcha

Ingredientes:
½ cebola picada e pedaços ben piqueno
4 tomates picado e quadradinhos
400 gramas de maionese
300 gramas de mostarda
200 gramas de bacon
1 pé de alface
1 vidro de palmito
1 lata de milho

Modo de Preparo:
Picar o bacon em quadrinhos bem pequenos e fritar. Depois de frito reservar para esfriar. Lavar a alface e picar em tiras e reservar no recipiente e que será feito a salada. Picar o palmito em rodelar pequenar e reservar. Em recipiente separado misturar a maionese e a mostarda, depois e só misturar todos os ingredientes e pronto.

Salada Gaúcha à Vinagrete

Ingredientes:
500 gramas de farinha de mandioca crua
450 mml de azeite (aproximadamente)
100 ml de vinagre (aproximadamente)
1 xícara de açúcar
2 pimentões grande
4 tomates bem maduros
1 tempero verde
sal a gosto
4 cebolas

Modo de Preparo:
Primeiro cortar a cebola bem miúdinha e reservar num recipiente com água e açúcar, depois cortar o restante dos temperos da mesma maneira e reservar em outra tigela. Escorrer a cebola e misturar com os ingredientes restantes, misturando bem com a farinha de mandioca e acrescentando o sal, azeite e vinagre. Colocar na geladeira para gelar e servir com churrasco.

Sanduíche Gaúcho

Ingredientes:
800 gramas de picanha cortada em tiras
1 colher (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de azeite
2 copos (tipo americano) de vinho tinto seco
4 dentes de alho picados
Pimenta vermelha picada a gosto
Sálvia picada a gosto
Sal grosso a gosto
1 cebola picada

Sugestão para a montagem do sanduíche:
4 colheres (sopa) de milho em conserva
4 colheres (sopa) de ervilha em conserva
4 colheres (sopa) de pepino em conserva fatiado
4 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
4 colheres (sopa) de batata palha
400 gramas de queijo mussarela em tiras
400 gramas de presunto em fatias
Alface crespa cortada em tiras
4 pães de hambúrguer
Maionese a gosto
4 rodelas de tomate
1 ovo frito

Modo de Preparo:
Temperar a picanha cortada em tiras com sal grosso. Numa frigideira com 4 colheres (sopa) de azeite, dourar 1 cebola picada, 4 dentes de alho picados, pimenta vermelha picada a gosto e sálvia picada a gosto. Juntar a picanha cortada em tiras e refogar até dourar. Dissolva o amido de milho em 2 copos (tipo americano) de vinho tinto seco e cozinhar até o vinho secar.

Sugestão para a montagem do sanduíche:
Dividir a picanha em 4 porções. Cortar os pães de hambúrguer ao meio. Passar maionese em cada metade dos pães.
Colocar 1 porção de picanha, 100 gramas de queijo mussarela em tiras, 100 gramas de presunto em fatias, alface crespa cortada em tiras, 1 rodela de tomate, 1 ovo frito, 1 colher (sopa) de milho em conserva, 1 colher (sopa) de ervilha em conserva, 1 colher (sopa) de pepino em conserva fatiado, 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas, 1 colher (sopa) de batata palha.
Fechar o sanduíche e servir em seguida.

Sobras de carne


Ingredientes:
carne em molho de tomate, cebola e pimentão
1 cebola picada
1 pimentão picado
2 xícaras (chá) de sobras de carne assada
3 tomates

Modo de Preparo:
Aqueça um pouco de óleo e frite 1 cebola picada em pedaços grandes, 1 pimentão picado do mesmo modo. Quando a cebola estiver transparente, junte a umas duas xícaras de carne assada, ou peru, lombo, qualquer uma, aqueça bem, junte 3 tomates, tampe a panela e cozinhe até o tomate derreter. Junte sal e pimenta (e nenhum outro tempero mais) e sirva. Se você não gosta de pimentões, tente fazer sem eles, mas não é a mesma coisa.

Salada de Carne Assada
Corte a carne em cubos e junte legumes cozidos de sua preferência (cenoura, vagem,, batatas, milho verde, etc) e tempere com o molho de saladas de sua preferência.

Torresmo

Ingredientes:
1 quilo de toucinho
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) álcool
sal

Modo de Preparo:
Lavar 1 quilo de toucinho (a parte mais gorda), secar com toalha de papel, cortar em cubos e temperar com sal, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de álcool. Numa panela, cozinhar o toucinho em água fervente (160 ml), mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até a água secar e o toucinho amarelar. Transferir o toucinho para uma peneira e deixar escorrer. No momento de usá-lo, aquecer o óleo numa panela e fritar o toucinho, mexendo de vez em quando, por 35 minutos, ou até ficar pururuca. Retirar com uma escumadeira, deixar escorrer sobre uma peneira para eliminar o excesso de gordura.

Torta Gaúcha

Ingredientes:
2 colheres (chá) de fermento
½ vidro de geléia de pêssegos
200 gramas de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
4 ovos

Modo de Preparo:
Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar as gemas e depois as claras em neve. Adicionar, então, a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó. Despejar em formas untadas, iguais e pequenas para a massa ficar fininha. Pode usar 2, 3 ou 4 formas. Forno brando. Depois de assada, ligar as formas, untando uma camada com geléia e a outra com doce de leite, feito com o leite condensado. Pode usar a torta simples ou coberta com creme de chantilly.

Vaca Atolada

Ingredientes:
2 quilos de costela gaúcha
2 colheres (sopa) de cheiro verde
1 colher (sopa) de colorau
1 pitada de pimenta do reino
½ litro de vinho branco seco
1 dente de alho amassado
2 tablete de caldo de carne
1 quilo de mandioca
1 pitada de sal
1 litro e ½ de água
100 ml de azeite
1 cebola picadinha

Modo de Preparo:
Colocar o azeite e a cebola em uma panela de pressão e deixar dourar. Em seguida, colocar o alho e a costela e friteas até dar uma dourada. Colocar o caldo de carne dissolvido na água a pimenta e o sal e cozinhar por 30 minutos. Em seguida, colocar a mandioca e o vinho e cozinhar por mais 20 minutos. Abra a panela e colocar o cheiro verde.



REFERÊNCIAS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Rio_Grande_do_Sul
http://www.culinariagaucha.radar-rs.com.br/index.htm
http://www.livrodereceitas.com/tipicas/gaucha/index.html