sábado, 16 de novembro de 2013

EU QUE FIZ... Torta Rabanada

Boa dica para reaproveitar pão francês 
que fica velhinho, o sabor é 
surpreendente, difícil até de definir 
do que essa torta é feita. 
Vai por mim que você vai gostar!
Essa receita é para um refratário pequeno 
(o meu tem 26cm X 17cm). Se quiser um refratário ou 
assadeira grande, dobre a receita.


Comece ligando o forno em 200º para ir preaquecendo. 

Misture 1/2 xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sopa) 
de canela em pó. 
Unte um refratário com manteiga ou margarina sem sal 
e polvilhe a mistura de açúcar com canela. 
Você não usará tudo, guarde o que sobrou para 
polvilhar por cima.
Pique 3 pães e 1/2 e espalhe sobre o refratário. 
(eu tirei a casca do pão, mas não precisa tirar)
Se quiser ,sobre eles eu coloque um pouco de nozes 
picadas, mas é opcional. (eu não coloquei)

Bata no liquidificador (ou mixer):
3 ovos
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
400 ml de leite
1/2 lata ou caixinha (cerca de 200 gramas) de leite condensado.
1 colher (sopa) cheia de amido de milho (maisena).
Espalhe essa mistura sobre os pães. 
Salpique o que sobrou do açúcar com canela e 
leve ao forno por 35 min (esse tempo pode variar para 
mais ou para menos dependendo do seu forno).

O líquido vai se misturar ao pão e engrossar formando uma massa cremosa no meio, com consistência de pudim. 
Ele cresce, fica lindo e o cheiro de canela que espalha pela 
casa quase faz a gente flutuar.

Dica: 
Eu acho que passas, banana em rodelas e maçã 
combinam bem nessa torta, não testei mas 
acho que dá jogo.

Eu como tinha claras congeladas resolvi
fazer um suspiro com um pouco de açúcar
e colocar por cima e levar ao forno
novamente so para dar uma douradinha
no suspiro.

Nota:
Para quem não gosta de muito doce, aconselho a 
não colocar a canela com açúcar por cima e nem
o suspiro pois realmente fica bem doce esta
torta.

Resolvi colocar suspiro por cima ficou uma 
casquinha crocante

Por dentro ficou super cremosa parece um pudim de pão

Muito delicioso, e com aquele sabor de Rabanada.
com cheirinho de Natal.

2 comentários:

  1. que delicia amiga Lidia nossa demais vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga.. com certeza que ficará deliciosa esta rabanada. ♥

      Excluir