segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PLANTAS E FRUTAS DO MEU QUINTAL

OLHO-DE-BONECA 
– DENDROBIUM NOBILE: 
A ORQUÍDEA POPULAR
A mais popular das orquídeas Dendrobium nobile tem como principal nome popular Olho-de-Boneca e é originária da China. A família dessa planta é a Orchidaceae, trata-se de um exemplar muito bonito que é bastante utilizado no paisagismo. Se você gosta de lindas flores deve conhecer mais sobre essa planta.

O nome popular Olho-de-Boneca vem do fato de a flor dessa orquídea ter uma coloração escura centralizada, o que lembra os olhos de uma boneca. A seguir você pode saber mais sobre essa planta, saiba como cultivá-la e como é possível ter um belo jardim florido.

Descrição Da Olho-de-Boneca

Essa planta é herbácea, mas com hábito de epífita (crescer sobre outra planta), em geral forma grandes touceiras de 0,45 metros de alturas. A Olho-de-Boneca se caracteriza também por contar com pseudobulbos sulcados que possuem nós e entrenós bem marcados de coloração verde.


Já as folhas dessa orquídea são curtas, finas e flexíveis, estão inseridas nestes nós ao longo dos pseudobulbos. Neles é que surgem as flores da planta. As flores são de cores variadas podendo ser até mesmo bicolores de um tamanho de 6 cm x 6,5 cm sobre uma haste floral de 2 cm.

Em geral as flores dessa orquídea costumam durar aproximadamente uns 30 dias, mas tudo depende da região e da temperatura durante a primavera. Uma curiosidade sobre essa planta é que o nome Dendrobium vem do grego e significa planta que vive nas árvores. Esse gênero tem cerca de 1000 a 1400 espécies, trata-se de um dos gêneros com mais tipos de espécies.

Dendróbios – Crescendo Sobre Árvores

Todas as espécies de dendróbios são epífitos, o que significa que se desenvolvem sobre o tronco de árvores. Não são plantas parasitas, como grande parte das pessoas pensam, apenas usam a árvore como um suporte e proteção para que possam crescer. Porém, elas não retiram nutrientes dessas plantas.

É por esse motivo que muitas dessas plantas são cultivadas inicialmente sobre árvores, em geral amarradas com barbantes ou sisal. O efeito das orquídeas sobre palmeiras é bem interessante.

Vale destacar que as orquídeas também podem ser cultivadas em vasos de preferência de barro, cerâmica ou madeira desde que bem forrados com pedriscos para que haja uma boa drenagem.

O substrato utilizado para o cultivo em casos pode ser composto por uma mistura de carvão vegetal, cascas de árvores e fibras de cocos (um material próprio para o cultivo de epífitas). A dica é não enterrar o rizoma (caule paralelo ao solo) quando se cultiva um Dendróbio. O melhor é que ele fique sobre o substrato.

O Cultivo Da Olho-de-Boneca

Quando a Olho-de-Boneca está na época de crescimento precisa de regas frequentes e abundantes, principalmente no verão. É importante ter o cuidado de deixar o substrato secar entre as regas para que as raízes não fiquem encharcadas. Quando as raízes ficam encharcadas perdem a sua capacidade de respirar.

Na hora de escolher o local para cultivar a Olho-de-Boneca é importante enfocar num espaço que tenha bastante luz e seja arejado. Em regiões em que o verão é muito intenso é importante que as plantas não recebam luz solar direta nos momentos mais quentes do dia, pois isso pode queimar as folhas.

Adubação

A planta precisa de adubação, a dica é usar o adubo granulado tipo NPK com fórmula 10-10-10 durante a fase de crescimento. O adubo deve ser dissolvido e ser usado para regar o substrato. Um dia antes de fazer a adubação é importante regar bem a planta para que não haja o acúmulo de sais, isso pode prejudicar a planta.

A orquídia Olho-de-Boneca floresce no final da primavera e começo do verão, sendo assim a dica é adubar com fertilizante com mais fósforo (tipo NPK 4-14-8) no começo da primavera. Existem algumas recomendações para que se use adubos com formulações mais pesada, porém, é importante saber que na natureza isso não ocorre podendo não ser positivo para a planta.

Quem é leigo no assunto e está começando agora o cultivo de orquídeas deve evitar fazer experimentações. Em geral as plantas preferem um adubo menos intenso assim como ela encontraria na natureza. Nesse ponto ainda vale destacar que excesso de adubo em orquídeas acaba no chão e pode ser percolado no perfil do solo contaminando posteriormente os lençóis freáticos.

A contaminação dos lençóis freáticos causa inúmeras danos ao meio ambiente. Então não abuse do adubo na sua orquídea Olho-de-Boneca.

Multiplicação Da Olho-de-Boneca

A multiplicação dessa planta pode ser feita por divisão de touceira e também através de pequenas brotações que aparecem nas laterais dos pseudobulbos. A dica é esperar até que essas brotações criem raízes para retirá-las. Depois disso é necessário preparar o vaso para receber essas brotações e poder se transformar numa nova Olho-de-Boneca.

Passo a Passo Da Multiplicação

Se você deseja fazer a multiplicação dessas plantas através das brotações nas laterais deve separar a muda da planta-mãe. Em seguida prepare um vaso colocando argila expandida e isopor no fundo e em cima fibra de coco ou musgo seco. Acomode a planta no vaso.

Depois disso prenda um tutor e fixo com a ajuda de um atilho. Coloque um arame para poder pendurar no ripado e regue bem. A multiplicação por divisão da planta é uma das mais utilizadas no caso da Olho-de-Boneca, porém, é importante ter o cuidado de preservar pelo menos 3 pseudobulbos para cada muda, com raízes e rizoma. Não é bom para a planta muitas subdivisões, pois isso as enfraquece muito.

Paisagismo

A Olho-de-Boneca é uma das orquídeas mais apreciadas no paisagismo, pode ser cultivado em vasos pequenos ou mesmo fixado a troncos de árvores como palmeiras e cyccas. Essa orquídea é a mais popular dentre as orquídeas e apresenta um visual bem rústico além de ser de fácil cultivo.

Porém, é importante que se mantenham alguns cuidados, como qualquer tipo de orquídea precisa, para que ela se mantenha bonita e imponente no seu jardim. As cores das flores dessa orquídea podem ser variadas, em grande parte essa variedade se deve ao intenso processo de hibridização e melhoramento pelo qual essa planta passou.

A cor mais comum das flores da Olho-de-Boneca é a branca com extremidades rosadas, o labelo tem o centro arroxeado e escuro, o que passa a ideia de ser um olho. Os pseudobulbos dessa planta têm uma cor verde clara e amarelado.

Fonte: http://flores.culturamix.com
Fotos:  Lidia Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário